Global icon-chevron-right Portugal icon-chevron-right Lisboa icon-chevron-right Dez concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa a não perder
Luca Francesconi
©DR Luca Francesconi

Dez concertos da Orquestra Metropolitana de Lisboa a não perder

A Orquestra Metropolitana de Lisboa já revelou os pratos principais do seu programa para a temporada 2019/20.

Por José Carlos Fernandes
Publicidade

A temporada é marcada por duas grandes efemérides: em 2019, assinalam-se os 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão de Magalhães; em 2020, os 250 anos do nascimento de Beethoven. No que a explorações ousadas diz respeito, há outra data “redonda” a assinalar: os 50 anos da chegada do homem à Lua (ou, segundo gente muito bem informada, da encenação em estúdio, dirigida por Stanley Kubrick, da chegada do homem à Lua). Todos estes aniversários serão celebrados com música apropriada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa (OML).

Em 2019/20, os artistas associados da temporada serão Luca Francesconi, compositor e maestro nascido em 1956 em Milão e que foi aluno de Karlheinz Stockhausen e Luciano Berio, e o pianista António Rosado, que há muitos anos colabora regularmente com a OML. A temporada barroca no Museu Nacional de Arte Antiga, sempre ao sábado, tem Bach e a corte de Fredrico o Grande da Prússia como fio condutor. O Ateliê de Ópera da OML, que terá várias apresentações em diferentes datas e locais, tem este ano por matéria L’Elisir d’Amore, de Donizetti.

Mais música clássica

András Schiff
©Birgitta Kowsky

Dez concertos para piano que precisa de ouvir

Música Clássica e ópera

Desde Mozart até aos nossos dias, o concerto para piano é um dos géneros mais apreciados, ao equilibrar a imponência e colorido orquestral com o brilho e virtuosismo do solista, e muitos foram os compositores que nele investiram a sua melhor inspiração.

Recomendado

    Também poderá gostar

      Publicidade