Concertos em Lisboa em Dezembro

As compras e jantares de Natal dão cabo da paciência e do orçamento familiar, mas há concertos em Lisboa para nos animar
Gisela João
©DR Gisela João
Por Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Dezembro é um mês complicado. As depressões, diz-se, aumentam sempre nesta altura; as compras e os jantares de Natal dilapidam a paciência e o orçamento familiar. Mas pelo menos há sempre um ou outro concerto em Lisboa para nos animar. E não nos referimos apenas aos incontornáveis concertos natalinos, em igrejas e não só. Há todo o tipo de música para ver e ouvir ao vivo e este ano não será excepção. Do psicadelismo japonês dos Kikagaku Moyo na ZDB a Gisela João a interpretar o Songbook americano no CCB, passando pela música extrema dos mexicanos Brujeria ou os Linda Martini em modo "Agora Escolha".

Recomendado: 32 coisas incríveis para fazer em Lisboa

Concertos em Lisboa em Dezembro em 2018

The Gift
©DR
Música

Concertos Arena Live 2018

icon-location-pin Casino Lisboa, Parque das Nações
icon-calendar

O ciclo de concertos gratuitos Arena Live 2018 continua em Dezembro. Ao terceiro dia, ouve-se a soul dos HMB, enquanto os Linda Martini interpretam o disco homónimo deste ano no décimo dia do mês. A 17 é a vez do rapper Papillon mostrar o que vale. No dia de Natal actua o Gospel Collective. Por fim, a 31 de Dezembro, os The Gift encerram este de ciclo de concertos gratuitos. E o ano.

Norberto Lobos
©Clarita Phiri
Música

Norberto Lobo

icon-location-pin Zé dos Bois, Bairro Alto
icon-calendar

Nunca é de mais escrever que Norberto Lobo é um dos mais inspirados (e inspiradores) músicos portugueses da sua geração. Regressa à Galeria Zé dos Bois para uma nova residência artística de três meses, que se vai traduzir em três concertos. Este é o primeiro.

Publicidade
Linda Martini
©Angelo Lourenço
Música

Linda Martini

icon-location-pin Musicbox, Cais do Sodré
icon-calendar

A mais popular banda de indie rock portuguesa com nome de rapariga italiana (Linda Martini, portanto) lançou este ano um álbum homónimo, mas não são apenas essas canções que se vão ouvir nestes concertos: os fãs podem escolher os alinhamentos destes através do site oficial da banda.

Gisela João
©Estelle Valente
Música, Fado

Gisela João

icon-location-pin Centro Cultural de Belém, Belém
icon-calendar

Gisela João é, hoje, uma das melhores fadistas portuguesas, capaz mesmo de cativar gente desligada do fado. Os sentimentos que canta são universais e intemporais, mas a forma como os comunica é só dela. E tem o condão de se superar a si própria, de disco para disco e de concerto para concerto. Nestas datas no Centro Cultural de Belém, porém, não se vai propriamente cantar o fado. Respondendo a um desafio lançado pela organização, vai dar um concerto de Natal inspirado no Songbook americano, com uma envolvência cénica diferente e especial.

Publicidade
Legendary Tigerman
©Paulo Segadaes
Música, Folk, country e blues

The Legendary Tigerman

icon-location-pin Zé dos Bois, Bairro Alto
icon-calendar

No dia de Natal, The Legendary Tigerman costuma estar na Zé dos Bois a cantar: “Fuck Christmas, I Got The Blues”. É uma bonita tradição em forma de concerto especial, com Paulo Furtado sozinho em palco e completamente à vontade para ir ao fundo do saco e repescar para o alinhamento qualquer canção, seja ela do primeiro disco, Naked Blues (2002), ou do último, Misfit (2018). 

Capitão Fausto
©DR
Música

Capitão Fausto

icon-location-pin Musicbox, Cais do Sodré
icon-calendar

Os Capitão Fausto voltam a celebrar o Natal no Musicbox, junto de quem os quer (ouvir) bem. É mais uma oportunidade para ouvir em primeira mão as canções de A Invenção do Dia Claro, o aguardado novo álbum do grupo de pop-rock psicadélica – que era para ter saído este ano, mas pelo andar da carruagem só vai chegar em 2019. Depois do concerto, os Cuca Monga DJs fazem a festa.

Mais concertos

aldina duarte
©Rita Carmo
Música

Concertos em Lisboa em Janeiro

Ano novo, vida nova. Pelo menos é o que se diz. Janeiro é altura de balanços, de mudanças e promessas de melhoramento pessoal que não tardam muito a ser quebradas. Talvez por isso, ou por causa do frio que se costuma sentir, os concertos não abundam – a agenda vai encher-se um pouco mais quando estivermos quase lá, mas não muito. O que não quer dizer que não haja quem se esforce para nos fazer sair de casa. E é gente boa. De Steven Wilson (dos Porcupine Tree) à fadista Aldina Duarte, passando por Rokia Traoré, entre outros.

Yo La Tengo
Photograph: Courtesy Godlis
Música

Concertos em Lisboa em Fevereiro

Recordem-se as sábias palavras da avó: "Fevereiro é o mês mais curto e menos cortês". Que avó? Qualquer uma, não interessa. Porque a única pergunta que vale a pena fazer, quando confrontado com este dizer popular, é o que é isto quer dizer? É o tipo de resposta que só uma avó pode dar, portanto o melhor é mesmo falar com ela. Se quiser saber de concertos, porém, estamos aqui para si. Da histórica Joan Baez aos populares Snow Patrol, passando pelos Yo La Tengo, nome venerável do indie rock ianque. É isto que nos espera.

Publicidade