A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Miguel Araújo e António Zambujo
Fotografia: Arlindo CamachoMiguel Araújo e António Zambujo

Tudo o que ainda pode ver nas Festas do Mar

Ainda há muitas Festas do Mar para ver. Apresentamos os concertos que restam em Cascais

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

As Festas do Mar são diferentes das outras festividades que em Agosto se multiplicam pelos arredores de Lisboa. E são diferentes porque, à excepção talvez de Corroios, mais nenhuma localidade aposta tanto no cartaz. Mesmo que este ano a programação volte a ser exclusivamente portuguesa. Começaram na sexta-feira passada e continuam até domingo. Estes são os concertos que restam.

Festas do Mar

Grande Noite do Fado

A chamada grande noite do fado das Festas do Mar, na quarta-feira, começa mais cedo do que as outras. Antes do sol se pôr, pelas 19.40, há fado à janela no edifício dos Paços do Concelho, em Cascais. Só depois, e pela noite dentro, se escuta a canção de Lisboa na Baía de Cascais. O primeiro a subir ao palco principal é Marco Rodrigues, fadista e guitarrista cujo novo álbum sai em Setembro e volta a ir além do fado, incluindo temas e poemas escritos por Carlão, Luísa Sobral, Diogo Piçarra e Agir, entre outros artistas pop. Depois actua Kátia Guerreiro, médica e fadista cujo último disco, Até Ao Fim, já saiu em 2014.

Miguel Araújo + António Zambujo

Estes homens são um fenómeno. Ou melhor, dois fenómenos. Dois dos mais populares escritores de canções e intérpretes dos últimos anos em Portugal, e lotadores de Coliseus em série. Sobretudo juntos. Quinta-feira, o cantor e compositor Miguel Araújo, que editou há uns meses o álbum Giesta, convida para o seu concerto em Cascais o fadista António Zambujo, que continua a cantar as próprias canções e o repertório de Chico Buarque que gravou no disco do ano passado, Até Pensei Que Fosse Minha.

Publicidade

The Black Mamba

Têm nome de cobra, mas a sua música não tem dentes afiados. Começaram por tocar versões em bares, e desde 2012 que gravam e tocam as próprias canções, pop-rock com uns pozinhos de soul, funk e blues. Música pacata e fácil de ouvir, sem imposições. Estão prestes a lançar um terceiro álbum, cujo primeiro avanço, “I Wanna Be With You”, já roda nas rádios e têm passado o Verão a tocar nas festas populares deste país. Sexta vão a Cascais e ainda é nesse registo que vão voltar a Lisboa em Setembro, para um concerto na Feira da Luz, mas já têm na mira o Coliseu onde tocarão em Fevereiro.

Rui Veloso

Não há como negar o impacto de Rui Veloso na história da música popular portuguesa. Com o primeiro disco, Ar de Rock (1980), assumiu a paternidade do rock português, mas foi passados dez anos, com Mingos & Os Samurais, que cimentou o seu lugar no cânone pop nacional e garantiu que toda a gente conhecia pelo menos um par de canções dele. Sábado, na Baía de Cascais, vai ouvir-se do rock dos primeiros anos e os blues brancos de finais de 80s às baladas dos anos 90, passando pelos flirts com o mundo de Auto da Pimenta ou a soul-funk dos discos mais recentes.

Publicidade

Sinfónica de Cascais + The Bootleg Beatles

Podemos discutir se Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band é ou não o melhor disco dos Beatles, mas não há como ignorar a marca que imprimiu e a forma como moldou a evolução da música popular anglo-saxónica (e não só). É um álbum-acontecimento em que a pop e o psicadelismo são os ingredientes-base de uma salada referencial polvilhada com música circense, composição contemporânea e ragas indianas. No ano em que se celebram os 50 anos do disco, a Sinfónica de Cascais, dirigida pelo maestro Nicolay Lalov, e The Bootleg Beatles prestam-lhe homenagem no domingo.

D.A.M.A.

Os Deixa-me Aclarar-te a Mente, Amigo (é mesmo isso que significa D.A.M.A, podem googlar) deviam ter sido o primeiro grande nome das Festas de Cascais. Mas o concerto foi cancelado no seguimento da queda de uma árvore durante as festas de Nossa Senhora do Monte, na Madeira, que custou a vida a várias pessoas, e do luto nacional decretado. Passou para segunda-feira, data em que supostamente as festas já teriam acabado. Só que não. O encerramento das festas do mar faz-se ao som da pop arraçada de hip-hop dos D.A.M.A.

 

Mais Cascais

  • Coisas para fazer
  • Vida urbana

Se quer ver Cascais todo iluminado guarde espaço na agenda entre os dias 22 e 24 de Setembro. O Lumina Festival da Luz está de regresso. 

Publicidade
Recomendado
    Também poderá gostar
    Também poderá gostar
    Publicidade