A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Cinema São Jorge
© Gabriell Vieira

A festa de 72 anos do Cinema São Jorge dura quatro dias

Oficinas, visitas, música, leituras e, claro, muitos filmes: assim se celebra o 72.º aniversário do São Jorge entre 24 e 27 de Fevereiro. A maioria das actividades é gratuita.

Vera Moura
Escrito por
Vera Moura
Publicidade

O Cinema São Jorge abriu em 1950 – e 72 anos depois a festa faz-se com cinema, claro, muito cinema. Entre 24 e 27 de Fevereiro, a programação de aniversário enche-se de clássicos, como The Shining de Stanley Kubrick (dia 24, às 21.30, na Sala 3) ou a versão comemorativa do 50.º aniversário de O Padrinho, de Francis Ford Coppola (dia 27, às 21.00, na Sala Manoel de Oliveira). Mas também há obras mais recentes para ver na Avenida da Liberdade: é o caso de Spencer, o filme de 2021 de Pablo Larraín sobre a princesa Diana (dia 24, às 14.30, na Sala 3), ou Cantar! 2, a sequela da animação de Garth Jennings (dia 24, às 10.30, na Sala Manoel de Oliveira para escolas, mediante inscrição). Todas as sessões são gratuitas, mas estão sujeitas à lotação das salas. 

As comemorações não se ficam pelos filmes e incluem actividades paralelas. No dia 26 de manhã, por exemplo, a Sala 2 e outros espaços do Cinema acolhem a oficina infantil "Luzes, Telefone, Ação!", sobre uma das ferramentas mais poderosas para fazer filmes: a imaginação. Ao longo de três horas, os mais novos (com idades entre os 8 e os 12) vão poder falar de cinema e, com a ajuda de telemóveis, filmar, representar, editar e assistir ao resultado final no grande ecrã. As inscrições custam 4€. 

No mesmo dia, às 15.00, a visita guiada "Faz Fitas" promete mostrar os cantos à casa, bem como a forma como se fazia cinema antes da era digital: com película e muita dedicação. Os participantes (também dos 8 aos 12) vão poder circular por vários espaços do São Jorge e, assim, viajar ao longo de sete décadas da sétima arte. Mas não é só para ficar a olhar: em cada espaço, os miúdos têm de procurar um excerto de película que estará (mais ou menos) oculto. Os excertos encontrados durante o percurso são depois entregues a um projecionista, que lhes mostrará como se montava um filme para projecção. A visita acaba na sala principal – a Sala Manoel de Oliveira – onde vão assistir ao resultado da colagem. A entrada é gratuita, mediante inscrição aqui

Festa que é festa tem de ter música – e por isso está marcado para o dia 27 às 14.30 o cine-concerto Lugar para Dois. O escritor e cantautor Miguel Gizzas promete cruzar sete artes para apresentar o romance Lugar para Dois (finalista do Prémio Leya) e conta com a ajuda das vozes dos actores Ricardo Carriço, Júlio Isidro, João Didelet ou Sofia Nicholson. Os bilhetes (10€) já estão à venda na bilheteira do cinema e na Ticketline.

Não se vá já embora, que a celebração conta ainda com uma sessão de leitura. São antigas e bem conhecidas as relações entre o cinema e a literatura – e a nova comunidade de leitores do São Jorge, que se chama Ler Para Ver, está cá para o comprovar. Nesta estreia, marcada para o dia 27 às 18.00 na Sala 2, com a presença de Lídia Jorge e mediação de Luís Ricardo Duarte, propõe-se uma selecção de obras que mostrem a diversidade de soluções encontradas na transposição literária para o grande ecrã. A entrada é grátis, mediante inscrição aqui.

Cinema São Jorge, Avenida da Liberdade 175.

+ Coisas para fazer em Lisboa este mês

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out desta semana

Últimas notícias

    Publicidade