[title]
Depois de algumas mudanças ao conceito inicial, o grupo Paradigma, que detém restaurantes como o Canalha ou o Ofício, decidiu fechar a Lota Sea & Fire, inicialmente baptizada como Lota d’Ávila. No mesmo espaço, nascerá um novo projecto.
“Basicamente, a Lota foi um conceito que começou pensado de uma forma, com um chef, que era o Vasco Lello, e que acabou por não correr como se pretendia”, começa por dizer à Time Out Diogo Figueiredo, fundador e CEO do grupo Paradigma Creative and Hospitality Group.
O restaurante tinha aberto em 2022 no lugar do extinto Rabo d’Pêxe e posicionava-se como uma marisqueira moderna, mas depressa se percebeu que o caminho não seria por ali (e não apenas devido à saída do chef Vasco Lello, pouco tempo após a abertura). No ano passado, ainda se tentou alterar o nome e o conceito, seguindo um pouco da receita de sucesso do Ofício, de Hugo Candeias, não se revelando suficiente. “Houve esse momento, mas não deixando de ser Lota”, aponta. O objectivo agora é fazer nascer um novo restaurante.

Diogo Figueiredo explica que tal só não foi possível fazer até agora porque foi necessário “priorizar outras aberturas”. “Ficou em autopilot, antes de nos debruçarmos a sério sobre isso, O objectivo desde o início era reformular, pensar tudo de raiz. É o que estamos agora a fazer”, acrescenta. “Só agora é que conseguimos ter tempo efectivamente para nos dedicarmos ao espaço como ele merece porque é um espaço bom, no centro da cidade.”
Sobre o facto de a Lota acabar por fechar ao fim de quatro anos, o responsável desvaloriza e contextualiza: “Os nossos conceitos assentam muito em chefs, em pessoas, e se de início houve logo um desvirtuar dessa lógica…”
O CEO do Paradigma, que tem ainda no portfólio o histórico Café do Paço e a marca da tarte de queijo mais badalada da cidade e que ganhou recentemente um quiosque – a Dona by Hugo Candeias –, promete, no entanto, novidades para breve.
🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp