A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Descarado
Mariana Valle Lima

A sunday chegou para descomplicar as contas nos restaurantes

Nova aplicação promete revolucionar a experiência de comer fora, através de QR Codes que permitem pagar as contas através do telemóvel.

Cláudia Lima Carvalho
Editado por
Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Maria João Alexandre
Publicidade

Quem nunca desesperou num restaurante à espera que a conta chegasse à mesa que atire a primeira pedra? Já para não falar da tensão que muitas vezes se gera no momento de dividir a conta por várias pessoas: divide-se o total por todos ou cada um paga o que consumiu? Dramas, em grande parte, desnecessários, mas quem sabe a partir de agora tenham acabado com a chegada da sunday, uma aplicação que permite o pagamento da conta através de um QR Code disponível da mesa. 

Desenvolvida pelo grupo francês Big Mamma, que tem vários restaurantes em França, mas também em cidades europeias como Londres e Madrid, a sunday apareceu no confinamento para facilitar os pagamentos sem contacto. Criada por restaurantes e para restaurantes, o objectivo era que as pessoas continuassem a ir comer fora, sem medo. O projecto cresceu e hoje a aplicação conta já com mais de seis mil estabelecimentos aderentes no mundo. 

A Portugal chegou agora e já tem cerca de 200 restaurantes aderentes. Em Lisboa, por exemplo, este sistema pode ser usado no Descarado, n’A Casa do Bacalhau, no Memória ou no Acaso.

A sua utilização é muito fácil. Cada mesa tem um QR Code, e através dele é possível consultar o menu do restaurante e mais tarde efectuar o pagamento, com várias possibilidades. É possível pagar a conta por inteiro, dividir a conta com os amigos, ou pagar apenas os itens que seleccionar. Depois disto, pode escolher a gorjeta que desejar para o empregado que o atendeu. É ainda possível pedir factura, que chegará via email. 

“Passar tempo com amigos ou familiares nunca deve ser uma fonte de frustração. Num restaurante ou bar, o momento de pagar a conta é muitas vezes sinónimo de espera e, portanto, de aborrecimento. Tantos momentos de partilha, troca e prazer perdidos por alguns detalhes que a sunday resolve em dez segundos. O mercado em Portugal é aliciante e atractivo, com mais de 50 mil restaurantes. Estou confiante de que a sunday vai tornar-se rapidamente num must-have em todos os restaurantes portugueses, desde o bar do bairro até ao restaurante premiado”, reage em comunicado Tiago Correia, country launcher para Portugal. 

O pagamento pode ser efectuado através do Apple Pay, Google Pay ou qualquer cartão de crédito. Para proteger os restaurantes contra fraude, a sunday assume a responsabilidade pelos custos se algum cliente sair sem pagar.

Segundo a empresa, esta aplicação permitiu a poupança de 30% de tempo em serviço, bem como permitiu que as gorjetas para as equipas subissem 40%. 

+ Festival Jardins Abertos volta a abrir os portões dos jardins da cidade já este mês

+ Cozinha do Feitoria fica entregue a André Cruz, até agora subchef de João Rodrigues

Últimas notícias

    Publicidade