A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
dia da liberdade
Fotografia: Chayenne Tessari Zanol/ Unsplash

Abril celebra-se sem abraços, mas com música, leituras e passeios

Todo o programa Abril em Lisboa, sob alçada da EGEAC, é de entrada e acesso gratuito. Decorre de 10 a 25 de Abril.

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Apesar de muitas das nossas liberdades adquiridas, das quais gozamos como se fossem uma extensão do nosso corpo, estarem suspensas devido aos constrangimentos pandémicos, Abril é mês de celebrar essa conquista. A EGEAC, em mais um programa Abril em Lisboa, volta a fazer mexer a cidade com música de intervenção, sessões de leitura, passeios guiados digitais, teatro online e ainda o habitual Festival Política. 

Sob o mote “Coragem hoje, abraços amanhã”, o programa arranca com alguns itinerários digitais guiados pelo geógrafo Aquilino Machado, que nos leva num passeio pela vida cultural e boémica da Avenida Almirante Reis e algumas das ruas anexas. “Os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis: uma memória emocional de resistência ao Estado Novo” é uma iniciativa que decorre aos sábados e domingos (10, 11, 17, 18, 24 e 25 de Abril) às 17.00 e também nos dias 12 e 13 de Abril, segunda e terça, à mesma hora, tudo com transmissão nas redes da EGEAC

Também aos sábados, além da transmissão do passeio, haverá meia hora mais tarde tertúlias online sobre os cinemas e outros lugares de encontro na Avenida Almirante Reis, a sua paisagem literária e ainda os lugares de resistência ao Estado Novo

De volta estão os Ecotemporâneos, que já não são novidade – este projecto realizado em parceria com a bienal BoCA quer promover a ocupação de espaços verdes de Lisboa, a sua acessibilidade e fruição, através da criação de uma comunidade de leitura inclusiva. Durante o Abril em Lisboa, será no Palácio Pimenta que se instala a comunidade de leitura com duas sessões, uma no dia 10 e outra a 17 de Abril. A primeira está nas mãos do activista e dirigente do SOS Racismo Mamadou Ba, enquanto que a de dia 17 será entregue à actriz Beatriz Batarda. As sessões têm transmissão nas redes sociais da EGEAC, a partir do jardim do Museu de Lisboa, e terão versão interpretada em Língua Gestual Portuguesa. 

Entre 16 e 21 de Abril será apresentada a peça Amores na Clandestinidade, uma estreia online que decorre ao longo de cinco dias às 19.00. Esta é uma criação de André Amálio e Tereza Havlíčková que explora as relações afectivas e familiares na luta anti-fascista, concebida especialmente para o Museu do Aljube - Resistência e Liberdade. 

O Museu do Aljube não pode, de facto, ficar de fora destas celebrações e celebra a efeméride com a exposição “8998 Pomar”, com trabalhos de Júlio Pomar (a partir de dia 8 de Abril até final de Junho). Mas há mais: no dia 22 recebe uma conversa com Margarida Tengarrinha sobre o seu livro “Memórias de uma Falsificadora”, tendo depois uma peça de teatro baseada na obra (dias 26, 27, 28 e 30). 

No dia 24 haverá um peddy paper com o tema “Pelos Caminhos da Liberdade”, uma visita orientada à exposição permanente do museu (dias 24 e 25) e um concerto intimista com o músico Rogério Charraz e o compositor João Monge a partir do álbum “Cantigas do Maio” de José Afonso (dia 25).  

A EGEAC transformou ainda a peça Elas também estiveram lá, uma criação do Teatro do Vestido encenada por Joana Craveiro, num objecto-fílmico especial que agora é apresentado online entre os dias 15 e 22, entre as 21.30 e as 00.30. A peça foi originalmente concebida para a Sala da Rank Filmes do Cinema São Jorge, e retrata um cenário de memórias de um conjunto de mulheres que foram ignoradas no período pré e pós-revolucionário. 

De 22 a 25 de Abril está de volta o Festival Política que este ano se dedica ao tema Fronteiras. Volta a ocupar o Cinema São Jorge com uma programação híbrida, presencial e virtual, e com cinema, conversas, debates e performances. 

E não se celebra Abril sem um cheirinho dos sons da revolução. No dia 24 de Abril, a partir do Capitólio, o icónico Manuel João Vieira, acompanhado de músicos convidados, conduz um concerto especial com fados revolucionários e canções de intervenção. Nostalgia e Utopia será transmitido em streaming nas redes sociais da CML e da EGEAC, às 21.30.

+ Leia a edição desta semana: Planeta Páscoa

+ Monumentos e museus municipais vão ter entrada grátis durante Abril

Últimas notícias

    Publicidade