A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Black Sea coast, Bulgaria
Photograph: Shutterstock

Agora é muito mais fácil viajar para estes países europeus

Dois destinos emergentes tornaram-se membros do Espaço Schengen (ainda que parcialmente): Bulgária e Roménia.

Liv Kelly
Escrito por
Liv Kelly
Publicidade

Não são só a comida, a história e as escapadinhas citadinas que tornam a Europa um destino de viagem ímpar – as deslocações de um país para o outro também são extraordinariamente fáceis, graças à bênção que é o Espaço Schengen.

Criado em 1985, o Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas entre 27 Estados-membros, sem necessidade de qualquer visto, o que torna as travessias de fronteira super eficientes. Algo que fazem 3,5 milhões de pessoas todos os dias. Um número impressionante. Agora, dois outros países europeus estão a juntar-se à festa.

Após a adesão da Croácia no início do ano passado, a Bulgária e a Roménia tornaram-se membros parciais de Schengen a 31 de Março. Demorou (ambos os países aderiram à União Europeia em 2007), mas a livre circulação acaba de ser concedida a todos os que viajem de avião ou de barco.

No entanto, continuam a existir algumas restrições para aqueles que viajam por terra, devido à resistência de um Estado-membro – a Áustria. Embora o país tenha permitido a adesão total da Croácia em 2022, vetou a admissão da Roménia e da Bulgária.

“Há anos que a Bulgária e a Roménia cumprem todos os critérios para aderir ao Espaço Schengen – temos o direito de aderir também com a fronteira terrestre”, disse à Associated Press um deputado romeno ao Parlamento Europeu, Siegfried Muresan. “[A adesão parcial] dará argumentos adicionais ao último Estado-membro da UE que tem vetado a adesão total.”

Por enquanto, os controlos fronteiriços por via terrestre permanecerão em vigor nos dois países, em grande parte devido às preocupações austríacas com a imigração ilegal. Para mitigar a questão, ambos os países concordaram também com verificações de segurança aleatórias nos aeroportos e nas fronteiras marítimas. No entanto, a adesão total da Bulgária ao Espaço Schengen deverá estar concluída até ao final do ano.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu esta notícia como um “enorme sucesso para ambos os países”, segundo a VOA news. A expectativa é que os respectivos sectores do turismo de cada país registem um impacto positivo desta decisão. E ambos os locais valem bem a pena visitar. Desde praias encantadoras às lindas estâncias de ski (além de cerveja realmente barata!), estes são dois dos destinos mais subestimados da Europa.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Esta (também) é a ponte pedonal mais alta da Europa

Últimas notícias

    Publicidade