A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Almada celebra a chegada da Primavera com festa na natureza

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Passar mais tempo ao ar livre é remédio santo para vários males. Com a Primavera a chegar, Almada propõe uma semana de actividades gratuitas na natureza, desde observação de aves a oficinas para aprender a criar hortas urbanas ou terrários de suculentas.

No mês mais florido do ano, o município de Almada celebra os “Dias da Floresta”, de 18 a 23 de Março, com mais de três dezenas de actividades para miúdos e graúdos, que incluem oficinas criativas, horas do conto, espectáculos de dança, concertos, peças de teatro, cinema de animação e visitas guiadas.

A festa arranca a 18 de Março, às 09.30, com a plantação de uma galeria ripícola, no Parque Urbano das Quintinhas, na Charneca da Caparica. No dia seguinte, 19 de Março, está marcada para a mesma hora a replantação das dunas da praia de São João da Caparica. Mas o programa contempla mais acções de voluntariado ambiental.

No dia 20 de Março, poderá comprar hortícolas e fruta fresca no Mercado Biológico de Cacilhas, aberto das 14.00 às 19.00. Já no dia 23 de Março é o Mercado Biológico de Almada a estar de portas abertas, das 09.00 às 13.00, com produtores biológicos certificados.

No Dia Mundial da Floresta, 21 de Março, a proposta é “Reciclar para plantar”, na Casa Municipal do Ambiente, em Almada, a partir das 10.00. Os participantes vão poder trocar materiais recicláveis – como garrafas, latas e pilhas – por exemplares juvenis de árvores, arbustos e plantas aromáticas, típicos da flora portuguesa.

Na Casa Municipal do Ambiente, a 21 de Março, será ainda possível participar na oficina “Jardins comestíveis”, às 9.30, para aprender a planear um jardim ornamental onde quase todas as plantas são comestíveis; e na hora do conto, às 10.30, há histórias sobre amor e reciclagem. No dia seguinte, 22 de Março, há mais oficinas planeadas, relacionadas com hortas urbanas e permacultura, às 9.30 e às 14.30.

Para encerrar esta programação especial, o Mercado da Horta regressa ao Parque da Paz a 23 de Março, com observação de aves (das 09.00 às 12.00) e uma acção de limpeza da zona de bosque (das 09.30 às 17.00).

No último dia, haverá ainda espaço para oficinas práticas de construção de hortas, terrários e jardins de cactos e suculentas e casas-ninho para chapins e morcegos, um teatro de marionetas e um peddy-paper ecológico, que convida famílias e amigos a descobrir os segredos naturais que se escondem no pulmão da cidade de Almada.

No âmbito dos “Dias da Floresta”, todas as actividades são gratuitas, incluindo as que requerem inscrição prévia.

+ Seja um naturalista: passeios e workshops para respirar ar puro

Últimas notícias

    Publicidade