A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
música
Fotografia: Julio Rionaldo

Almada promove uma semana de concertos online já em Dezembro

O festival de música “Cidade de Almada” está de volta ao concelho. Devido ao actual Estado de Emergência, os concertos vão poder ser vistos também em streaming.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A 6.ª edição do festival de música “Cidade de Almada”, organizado pela Academia de Música de Almada e a associação cultural Almadamúsica, arranca esta segunda-feira, 1 de Dezembro, e prolonga-se até dia 9. Os concertos são de entrada livre, mas o acesso encontra-se limitado às novas restrições para a capacidade das salas, razão por que este ano também vão ser transmitidos online, no Youtube.

“A edição de 2020 centra-se na figura do professor de música, enquanto intérprete, e no jovem aprendiz e os seus primeiros passos como intérprete no futuro”, lê-se em comunicado da Câmara Municipal de Almada, que apoia o festival e destaca o concerto de 6 de Dezembro, às 11.00, no Convento dos Capuchos, na Caparica – o Coro Infantil da Academia de Música de Almada irá fazer uma homenagem à pianista Madalena Sá Pessoa, “figura ímpar no panorama do ensino da música em Portugal”, que morreu este ano.

Na programação, sobressai ainda o concerto do Quarteto de Cordas da Academia de Música de Almada, que irá decorrer a 4 de Dezembro, no Auditório da Junta de Freguesia da Trafaria, pelas 21.00. O repertório inclui obras clássicas para quarteto de cordas, como Eine Klein Nachtmusik, de Mozart, mas também algumas adaptações para esta formação, como o Fado da Severa, de F. Freitas.

Se preferir ouvir o Quinteto de Sopros, aponte: 7 de Dezembro, às 11.00, no Auditório do Edifício do Poder Local, em Feijó. Antes, poderá valer a pena visitar o Solar dos Zagallos a 5 de Dezembro. A partir das 21.00, será o palco do espectáculo Diálogos da Juventude, com Lara Matos (narradora) e Pedro Vieira de Almeida (piano), que prometem percorrer a música dos séculos XIX e XX através da história de uma cantora de Ópera.

O concerto de encerramento do festival está marcado para 9 de Dezembro, às 21.00, no Cine-Teatro da Academia Almadense. A cargo da Orquestra de Cordas da Academia de Música de Almada, o repertório centrar-se-á no período barroco, com algumas das mais conhecidas árias sacras de Bach e Vivaldi, intercaladas com interlúdios instrumentais.

O acesso a todos estes concertos, mas também aos programados para os dias 7 e 8 de Dezembro, no âmbito do Concurso Internacional de Música Cidade de Almada, é de entrada livre. No entanto, a reserva é obrigatória e deve ser feita por telefone (212 952 003/2) até ao dia útil anterior. Caso não arranje lugar, já sabe: poderá ver em streaming. Para mais informações, basta consultar o programa completo no site da Câmara Municipal de Almada

+ Almada promove programa cultural inclusivo no início de Dezembro

+ Leia já, grátis, a edição Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade