A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardim da Cova da Piedade
Câmara Municipal de AlmadaJardim da Cova da Piedade

Almada reabre ao público Jardim da Cova da Piedade

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

O Jardim da Cova da Piedade, em Almada, reabriu ao público após obras de requalificação. Entre as novidades, destaca-se o parque infantil e o mobiliário urbano. 

A Câmara Municipal de Almada devolve à cidade o Jardim da Cova da Piedade, no Largo 5 de Outubro, já esta sexta-feira, 13 de Março. Além do parque infantil e do mobiliário urbano, o Chalet Ribeiro Telles, cedido à associação de professores do concelho em 2007 para a criação da futura Casa do Professor, é apresentado como um novo pólo cultural.

“As motivações que levam a visitar o Jardim da Cova da Piedade podem ter vários contornos, mas partilham entre si uma emoção final de sabor muito especial”, lê-se no site da Câmara Municipal de Almada. “Seja para encontrar um refúgio de tons florais, com um toque de história contemporânea, ou apenas para conhecer um espaço de desafogo onde o bulício citadino se atenua mesmo estando tão perto, ambas as possibilidades são motivos que justificam marcar um encontro com este jardim no coração da Piedade.”

A história do Jardim da Cova da Piedade remonta ao século XIX, onde o local actualmente ocupado pelo espaço verde era um extenso terreiro onde se realizavam festas populares em homenagem à Nossa Senhora da Piedade. Recuperado em 1873, através de esforços conjuntos entre residentes com o apoio da casa real, o jardim de época aí construído passou a ser um dos locais de eleição para os passeios domingueiros.  A estrutura original do Jardim da Cova Piedade foi mantida até aos dias de hoje, incluindo o coreto de ferro que desde essa altura tem sido palco de inúmeras actividades musicais.

A adjudicação da empreitada de reabilitação foi aprovada em Maio do ano passado, com um investimento 519,164, para valorizar o jardim com novos pavimentos, relocalização e execução do novo parque infantil, recuperação da centralidade do coreto e a instalação de um quiosque pré-fabricado de apoio ao jardim. 

Jardim da Cova da Piedade, Largo 5 de Outubro (Almada). Sex 9.40-11.00. Grátis.

+ Conheça alguns jardins escondidos em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade