A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

As escadas rolantes do Martim Moniz já funcionam

Cláudia Lima Carvalho
Escrito por
Cláudia Lima Carvalho
Publicidade

Quase dois anos depois, as escadas rolantes que ligam o Martim Moniz à Rua Marquês de Ponte de Lima vão finalmente ser abertas ao público. Fernando Medina inaugura este sábado as Escadinhas da Saúde.

A partir de agora vai ficar mais fácil subir à Mouraria, só não se esqueça de se manter encostado à direita enquanto sobe para não empatar o trânsito. O troço tem 32 metros e integra o Plano Geral de Acessibilidades Suaves e Assistidas à Colina do Castelo.

Quando anunciou este projecto, a autarquia destacou como “a sua concretização permitirá vencer os desníveis impostos pela topografia do território e aceder ao topo da colina em condições de maior conforto e segurança”.

Escadas rolantes Martim Moniz

Manuel Manso

“A criação deste percurso insere-se, ainda, na estratégia que o município tem vindo a implementar neste bairro histórico ao longo dos últimos anos, no sentido de promover, não só a sua requalificação, como também a sua integração no contexto da cidade, contrariando o isolamento que lhe foi sendo conferido pela sua história e características urbanísticas, apesar da sua centralidade e proximidade à Baixa”, lê-se ainda no folheto informativo que a câmara disponibiliza no seu site.

Este é um investimento da EMEL, avaliado em cerca de 830 mil euros. Nesta sexta-feira, as escadas já funcionavam, mas dois polícias guardavam-nas vedando o acesso a quem por ali se quisesse aventurar. A cerimónia oficial de inauguração, com o presidente da câmara, está marcada para este sábado às 12.30.

Vale a pena lembrar que utilização das escadas é gratuita.

+ Ó freguês, olhe aqui: fomos conhecer o novo Mercado Jardim de Alvalade

Últimas notícias

    Publicidade