A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Ó freguês, olhe aqui: fomos conhecer o novo Mercado Jardim de Alvalade

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Nasceu de uma proposta do Orçamento Participativo e inaugura oficialmente este sábado, com animação marcada a partir das 10.00 e durante toda a manhã. Nós antecipámo-nos à festa e fomos espreitar a nova estrutura em tons de amarelo.

Chegámos por volta das dez da manhã e a clientela afluía em direcção às coloridas bancas do mercado, graças a frutas, hortaliças, flores ou doces regionais. A nova vida do mercado surge na sequência de uma proposta do Orçamento Participativo de Lisboa levada a cabo pela Junta de Freguesia de Alvalade, cujo projecto de requalificação foi escolhido pela própria população num processo de discussão pública que envolveu todos os interessados.

mercado jardim, alvalade, bairro das estacas

©Inês Félix

Um projecto do arquitecto Rui Mendes que inclui dois murais do artista urbano portuense GODMESS e que hoje ainda esperava por imagens do antigo mercado que vão chegar para decorar o interior da estrutura. Uma estrutura ampla e luminosa que vive lado a lado com um espaço verde, ideal para eventos já a serem magicados pela Junta de Freguesia (um deles, fica a dica, acontece a 20 de Outubro: um passeio de bicicleta pela freguesia que vai passar por aqui).

O Mercado Jardim de Alvalade é o único mercado levante da cidade. O que significa que os comerciantes montam as suas bancas todas as manhãs, para à tarde as desmontarem. É um espaço ao ar livre e a obra, que começou há um ano, serviu criar uma cobertura para que o mercado se mantenha funcional todo o ano. Os velhinhos chapéus de sol, esses, foram à vida.

mercado jardim, alvalade, bairro das estacas

©Inês Félix

Entre os comerciantes conhecemos uma verdadeira caloira. A Dona Margarida (nome que também dá ao seu posto) chegou ao mercado há apenas uma semana e vende bolos regionais de vários locais do país, das Caldas da Rainha a Sintra, vende chá dos Açores, compotas da Serra da Gardunha e bolachas da marca Maria Galamba, que são de comer e chorar por mais. Trabalhar num mercado é também uma estreia para a Dona Margarida, que em jeito de brincadeira diz a toda a gente que agora trabalha na banca.

mercado jardim, alvalade, bairro das estacas
Dona Margarida
©Inês Félix

A comerciante mais antiga deste mercado é a Dona Lurdes, nesta praça desde 1980, sempre bem-disposta e sempre com um par de óculos na cara e outro par na cabeça, consoante o que vai precisando. Vende frutas e hortaliças e do mercado diz que “está engraçado, tem as condições que precisamos”, mas alerta para alguns defeitos que têm de ser corrigidos, como a necessidade de colocar um anti-derrapante no chão para fazer frente aos dias de chuva.

mercado jardim, alvalade, bairro das estacas
Dona Lurdes
©Inês Félix

Se não encontrar aquele peixe fresco que planeou para o jantar, para o comprar no Mercado Jardim só tem de planear com mais antecedência. Há uma parceria com o Cabaz do Peixe, uma associação de Sesimbra composta por dezenas de embarcações de pesca artesanal que também vende cabazes online. E de 15 em 15 dias passa no Mercado Jardim para deixar as encomendas feitas aqui.

+ O Barreiro pôs-se à janela do mercado para pensar a cidade

+ A cultura africana vai encontrar-se no Mercado de Culturas

Últimas notícias

    Publicidade