A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Auditório de Souto de Moura com vista privilegiada sobre Lisboa só em 2020

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Obra que vai transformar a antiga lavandaria industrial da Santa Casa está parada. Está a ser preparado um novo concurso público devido à insolvência da empresa construtora.

O auditório da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está atrasado. A construção do edifício projectado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura para o Complexo de São Roque, com cerca de 200 lugares e uma vista impactante da Colina de São Vicente ao castelo, “está a meio”. A obra, que já deveria ter sido concluída, está parada. Novo prazo? Talvez 2020.

“Não estará pronto antes do final do próximo ano”, disse o provedor da SCML, Edmundo Martinho, à Time Out. Isto porque a empresa que ganhou o concurso para construir o novo espaço por cerca de 2,2 milhões de euros, a Cunha & Barroso, faliu. Além de interromper a empreitada, explica o provedor, o percalço obriga a que o atelier de Souto de Moura refaça o projecto (para que a próxima empresa construtora pegue onde a anterior ficou) e que a SCML lance um novo concurso público para adjudicar a obra (o que ainda não aconteceu).

“Temos de cumprir os prazos a que estamos obrigados”, sublinha Edmundo Martinho, admitindo uma derrapagem num prazo que deveria ter terminado no início de 2018. O provedor acredita, no entanto, que esta dificuldade vai ajudar a resolver um problema para o qual a primeira adjudicatária não tinha solução: “O famoso betão branco” planeado por Souto de Moura.

DR

 

O auditório vai ocupar o lugar da antiga lavandaria industrial da SCML, a primeira do género em Portugal, onde a partir de 1925 se lavava a roupa de todas as valências da instituição. O projecto foi encomendado a Souto Moura em 2014, ainda por Pedro Santana Lopes, por 315 mil euros. O arquitecto desenhou um edifício com um enorme janela virada para a Avenida da Liberdade (com a sede da SCML nas costas), uma espécie de lente que “ajuda” a focar a paisagem e é o elemento central do contorno inspirado numa máquina fotográfica.

+ Está a nascer um pólo cultural entre o Chiado e o Príncipe Real

Últimas notícias

    Publicidade