A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

“Black Earth Rising”, um thriller político na Netflix

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

Black Earth Rising, que se estreia esta sexta-feira na Netflix, é a nova série do realizador e argumentista Hugo Blick. E não tem medo de fazer perguntas difíceis e se atirar a temas complexos e moralmente ambíguos.

O primeiro episódio começa com uma reputada advogada especializada em direito penal, Eve Ashby (Harriet Walter), numa palestra, a ser praticamente insultada e questionada sobre a legitimidade do Tribunal Penal Internacional (TPI) e o seu carácter neo-colonialista. O argumento do seu interlocutor prende-se com o facto de a maioria dos casos julgados pelo tribunal dizerem respeito a crimes contra a humanidade cometidos em África, por negros africanos, mas que acabam por ser condenados no ocidente, muitas vezes contra a vontade das populações locais.

Pouco depois, a tal advogada vê-se envolvida no julgamento pelo TPI de Simon Nyamoya (Danny Sapani), um alegado criminoso de guerra do Ruanda, que é visto como um herói por muita gente no seu país e não só. É que Simon, um guerrilheiro, ajudou a parar o extermínio da população tutsi pela maioria hutu no Ruanda em 1994, quando cerca de um milhão de pessoas foram assassinadas num espaço de 100 dias – as personagens são fictícias, mas o genocídio foi muito real e aconteceu perante a indiferença generalizada, ou pelo menos inacção, das potências ocidentais.

Uma das pessoas que se opõem ao julgamento de Nyamoya é Kate Ashby (Michaela Coel), a filha adoptiva de Eve, nascida no Ruanda, que é de etnia tutsi – ou pelo menos pensa ser, mas é sugerido que talvez não seja o caso – e guarda no corpo as marcas da guerra civil. Escusado será dizer que o facto de a mãe ir tentar condenar a uma pesada pena de prisão o homem que, indirectamente, a salvou quando ainda era uma criança não cai nada bem junto da filha.

Tudo isto acontece no primeiro episódio. E de hora para hora a série levanta mais questões e introduz novos e complexos problemas para resolver. Isto não só está estupendamente bem escrito e bem interpretado (o actor característico John Goodman está muito bem no papel do advogado Michael Ennis), como bem filmado. Há um cuidado na composição e na sequência dos planos, até na iluminação das cenas, que não é comum ver na televisão, nem mesmo na dita de prestígio. Até o genérico inicial, com música de Leonard Cohen ("You Want It Darker"), é óptimo. Black Earth Rising é a primeira boa surpresa do ano televisivo.

+ Dez séries originais Netflix que tem de ver

Últimas notícias

    Publicidade