A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Bordalo II
Fotografia: Bordalo II Facebook

Bordalo II inaugura exposição a solo. E é de entrada livre

“Evilution”, a primeira exposição a solo de Bordalo II desde 2017, chega ao Edu Hub Lisbon no próximo dia 8 de Outubro.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Chama-se “Evilution”, inaugura no próximo dia 8 de Outubro, às 14.00, e fica patente até 11 de Dezembro, no Edu Hub Lisbon, na Avenida Marechal Gomes da Costa. A entrada é livre, entre as 14.00 e as 20.00, de quarta-feira a domingo.

“Durante os últimos tempos estivemos a preparar algo que finalmente podemos anunciar”, escreveu Bordalo II no Instagram. Na altura da publicação, não foram divulgadas muitas informações acerca da temática ou do formato, mas já se sabe que a exposição inclui uma série de peças conhecidas do público, bem como “abordagens e estilos completamente novos”.

“Organizámos esta exposição como se fosse uma espécie de retrospectiva”, refere Bordalo II em comunicado. Dividida em cinco momentos distintos, “Evilution” abre com três séries inéditas de Small Trash Animals: neutral (pintados sobre plástico para mostrar um animal quase real); half-half (metade neutral, metade de plástico colorido em que é fácil identificar os objetos usados) e plastic (uma evolução que revela os objectos usados sem pintura alguma).

O segundo momento da exposição conta com peças produzidas com materiais nunca antes usados pelo artista. Segue-se um terceiro momento dedicado a várias colecções sob uma série inspirada pelos primeiros tempos de Bordalo II no mundo da arte. “Estes últimos anos permitiram-me pensar bastante nas minhas raízes, o graffiti. E, ainda que o background em Belas Artes me tenha dado umas quantas ferramentas para poder crescer artisticamente, o graffiti e a street art deram-me um sentido de escala e mostraram-me como usar todo o tipo de materiais para criar algo e ser desenrascado. Independentemente de todas as desvantagens relacionadas com o graffiti, esta é a minha origem.”

O público terá ainda oportunidade de comprar um livro da exposição, bem como um outro sobre a carreira do artista até agora e prints de edição limitada. Haverá também espaço para descontrair depois da visita e um evento-surpresa a que estar atento.

A última exposição de Bordalo II em Lisboa, “Attero”, realizou-se em 2017 e a Time Out Lisboa teve oportunidade de acompanhar a montagem da peça principal. O artista é conhecido sobretudo pelas suas peças de arte feitas a partir de desperdício, numa crítica à sociedade consumista e à forma como os seres humanos exploram os recursos naturais.

Edu Hub Lisbon. 8 Out-11 Dez. Qua-Dom 14.00-20.00. Entrada livre

Informação actualizada a 26 de Setembro, às 11.30, com mais informações sobre a exposição no segundo, terceiro e quarto parágrafos.

+ Bordalo II: “Isto é uma questão global da qual somos cúmplices”

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Últimas notícias

    Publicidade