A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Casa Fernando Pessoa
Gabriell Vieira

Casa Fernando Pessoa está nomeada para Museu Europeu do Ano

É o principal e mais antigo dos galardões atribuídos pelo Fórum Europeu de Museus. O anúncio dos vencedores está marcado para Maio de 2023.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A Casa Fernando Pessoa é um dos nomeados para o Prémio Museu Europeu do Ano 2023 (European Museum of the Year Award ou EMYA, na sigla inglesa). O galardão – atribuído pelo Fórum Europeu de Museus, uma iniciativa do Conselho da Europa – visa reconhecer e distinguir “uma atmosfera única, com uma exposição e interpretação imaginativas e que apresente uma abordagem criativa para a educação e responsabilidade social”.

À distinção podem concorrer museus dos 47 países europeus que tenham aberto recentemente ou sido alvo de obras de modernização ou alargamento nos últimos três anos. Este ano, estão nomeados 33 museus, da Áustria, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Croácia, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Geórgia, Alemanha, Letónia, Países Baixos, Polónia, Portugal, Espanha, Suíça, Turquia e Reino Unido.

Em Portugal, além da Casa Fernando Pessoa, está também nomeado o Museu de Lagos – Dr. José Formosinho, que encerrou em Setembro de 2017 para obras de remodelação que se prolongaram por quatro anos, o que permitiu renovar o edifício e restaurar o acervo, antes de se iniciarem as actuais obras de ampliação.

Criado para reconhecer a excelência no sector museológico europeu e promover processos inovadores e de excelência, o prémio é atribuído desde 1977, data da fundação do Fórum Europeu dos Museus. Na edição passada, o vencedor foi o Museu da Mente, nos Países Baixos. O anúncio do vencedor deste ano e a cerimónia de entrega dos prémios terá lugar em Maio de 2023, durante a Conferência Anual do Fórum Europeu dos Museus, em Barcelona.

+ Como são feitas as capas dos livros em Portugal? “A grande maioria é uma receita gasta”

+ A nova Time Out Lisboa de Inverno já está nas bancas e cheira a Verão

Últimas notícias

    Publicidade