A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

CCB celebra o Dia Mundial da Poesia com feira do livro

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Uma feira do livro, uma maratona de leitura, filmes e debates são algumas das actividades gratuitas programadas pelo Centro Cultural de Belém (CCB) para este Dia Mundial da Poesia, que não esquece o centenário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen. 

A festa está marcada para sábado, dia 23, a partir das 15.00 e estende-se pela tarde. Além da feira do livro, organizada pela Bertrand e de uma maratona de leitura, haverá um espaço aberto para leituras de poesia em voz alta, que estarão a ser filmadas e exibidas junto à Sala de Leitura. Estão ainda planeadas duas outras exibições: a curta-metragem Sophia de Mello de Breyner Andersen (1969), de João César Monteiro, e o documentário O nome das coisas (2007), de Carmen Inácio e Pedro Clérigo.

A partir das 15.00, estarão ainda a decorrer dois painéis de debate. O primeiro painel é composto por Margarida Magalhães Ramalho (historiadora e escritora), José Pedro Serra (professor catedrático) e moderação de Maria Andersen (artista plástica e poetisa). O segundo é composto por Manuel Alegre (escritor e poeta), Graça Morais (pintora) e moderação de José Manuel dos Santos (escritor).

A palestra Sophia, entre dois mares está marcada para às 16.00. António Valdemar, sócio efectivo da Classe de Letras da Academia das Ciências, foi convidado a abordar o cruzamento das raízes da herança mediterrânea e a presença dominadora do Atlântico na poesia de Sophia, bem como o seu contributo na literatura para crianças e jovens.

Entre as 17.00 e as 18.00, o CCB também estará mergulhado em música. Sandra Martins (violoncelo) e Carlos Barretto (contrabaixo) apresentam uma performance de peças compostas em tempo real, uma viagem sonora inspirada na obra de Sophia de Mello Breyner Andersen.

A Casa da América Latina também estará a dinamizar actividades, das 15.00 às 19.00, incluindo o lançamento do livro A vida em Chamas, de Luis Alberto de Cuenca (Espanha), com presença do autor.

À semelhança do ano anterior, o CCB apresentará ainda um espaço de gastronomia típica açoriana, com mostra e degustação de alguns produtos, como o queijo, o bolo lêvedo das Furnas, as compotas e os licores, pretendendo-se que seja um veículo de divulgação dos sabores das várias ilhas. 

Centro Cultural de Belém. Sáb 15.00-19.00. Entrada livre.

+ Campo de Ourique recebe Feira do Livro da Poesia

Últimas notícias

    Publicidade