A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinema ao ar livre de volta às ruínas do Carmo com clássicos italianos

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Não há quem pare os ciclos de cinema ao ar livre no Verão, e ano após ano repetem-se os sucessos. O Cinema Nas Ruínas está de volta entre 19 e 31 de Agosto e ocupará o exterior do Museu Arqueológico do Carmo com projecções todos os dias, menos aos domingos.

O ciclo repete-se agora sob o tema "A Grande Arte no Cinema e Clássicos do Cinema Italiano" e apresenta um conjunto de filmes, entre clássicos e mais recentes – alguns deles premiados em festivais internacionais. Este ano a Festa do Cinema Italiano associa-se à Ar de Filmes / Teatro do Bairro e ao Museu Arqueológico do Carmo para fazer das ruínas do Carmo uma sala de cinema alternativa. 

Durante a primeira semana, o ciclo estará dedicado à Grande Arte no Cinema, com filmes que se debruçam sobre as vidas e obras dos maiores artistas do Renascimento – como Michelangelo, ou Caravaggio – e outros mais contemporâneos como Van Gogh. Todas as sessões vão contar com um crítico de arte para uma conversa final.  

Portanto tome nota do que poderá ver: logo no dia 19 há Caravaggio – A Alma e o Sangue, de Jesus Garces Lambert, e no dia a seguir uma ode a outro grande mestre com Michelangelo – Infinito, de Emanuelle Imbucci. No dia 21, passa a primeira transposição cinematográfica sobre Raffaello Sanzio com Raffaello, O Príncipe das artes, de Luca Viotto, e a 22 é a vez de Tintoretto – Um Rebelde em Veneza, de Giuseppe Domingo Romano, uma narração de Helena Bonham Carter e uma participação especial de Peter Greenaway.

No dia 23, assista a Hitler Vs Picasso – A Obsessão Nazi pela Arte, de Claudio Poli, e no dia seguinte é projectado o filme Van Gogh, Entre o Trigo e o Céu, de Giovanni Piscaglia, sobre o legado da maior colecionadora do artista, Helene Kröller-Müller. 

A outra metade do ciclo é dedicada a grandes obras do cinema italiano clássico, como o Belíssima, de Luchino Visconti, que passa a 26. No dia a seguir, a 27, há Ontem, Hoje e Amanhã, de Vittorio de Sica, que conta com a dupla Sophia Loren e Marcello Mastroianni. 

O Bom, O Mau e o Vilão, de Sergio Leone, é o grande western que encabeça a sessão de dia 28 com os míticos Clint Eastwood, Lee Van Cleef e Eli Wallach. A 29 há terror com a obra prima Suspiria, de Dario Argento, e no dia seguinte é a vez de  O Carteiro de Pablo Neruda, de Massimo Troisi e Michael Radford. O ciclo encerra com Querido Diário, de Nanni Moretti, um olhar sobre Itália dos anos 90. 

Todos estes filmes são exibidos na língua original, legendados em português, sempre a partir das 21.30. Os bilhetes custam 8€, mas tenha atenção que a lotação é limitada. 

Largo do Carmo. 19-31 de Agosto 21.30. 8€. 

+ Cinema ao ar livre: os ciclos que não pode perder 

Últimas notícias

    Publicidade