A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Cinema Ideal exibe documentário sobre Woodstock com imagens inéditas

Hugo Torres
Escrito por
Hugo Torres
Publicidade

Nos 50 anos do icónico festival norte-americano, Lisboa vai poder ver a versão restaurada e alargada de Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor. A entrada é grátis.

Em 1969, a cidade de Bethel, estado de Nova Iorque, concentrou a contracultura americana num evento que ficou para a História: o festival de Woodstock, por onde passaram Jefferson Airplane, Janis Joplin, Joan Baez, Joe Cocker ou Jimi Hendrix (para nomear apenas artistas começados com a letra J). Quem não estava lá ia acompanhando nas notícias, mas só no ano seguinte, com Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor, é que perceberam a verdadeira dimensão daquele acontecimento. No dia 31, para assinalar os 50 anos do festival, o Cinema Ideal exibirá uma versão restaurada e aumentada do documentário.

A sessão está marcada para as 19.00 e é de entrada grátis – basta enviar um e-mail para festivalwoodstock50@gmail.com, indicando o nome completo e a quantidade de lugares pretendidos (os bilhetes estão, naturalmente, limitados à lotação da sala: 192 lugares).

Na nova versão do filme de Michael Wadleigh, o áudio foi remasterizado. O que é importante quando está e e música. No entanto, o documentário é um retrato completo daquele momento central para os hippies norte-americanos e para toda a geração que contestava o establishment e, em particular, a Guerra do Vietname. Não são apenas os concertos e o que aconteceu em palco que se vê em Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor. É a comunidade que ali se formou entre 15 e 18 de Agosto, formada por meio milhão de pessoas. O grande atractivo desta versão são os 27 minutos de imagens inéditas.

Originalmente, o documentário tinha 185 minutos e estreou-se em 1970. Os montagem é assinada por uma dupla bem conhecida – Martin Scorsese e Thelma Schoonmaker (O Touro Enraivecido, O Aviador, The Departed – Entre Inimigos) –, que aqui introduziu um elemento inovador: o splitscreen. “A partição da imagem em vários ecrãs simultâneos proporciona uma visão global e prismática dos eventos, colocando vários apontamentos em diálogo, em jeito de contraponto, comentário ou ironia, ao mesmo tempo que possibilita comprimir a narrativa, ao sobrepor ações e acontecimentos”, lê-se na nota de divulgação da sessão no Ideal.

Woodstock – 3 Dias de Paz, Música e Amor arrecadou o Óscar para o Melhor Documentário, ficando-se pela nomeação em mais duas estatuetas: Melhor Som e Melhor Montagem. Mas, apesar do sucesso, o filme só chegou a Portugal após a Revolução, em Junho de 1975. Volta agora ao grande ecrã por iniciativa da Warner Music, que está a assinalar o meio século do festival com um conjunto de lançamentos em CD e vinil: Woodstock 50 – Back To The Garden, compilação de actuações dos artistas que actuaram no festival; e as bandas sonoras, em vinil, do documentário: Woodstock: Music From The Original Soundtrack and More e Woodstock Two, e os novos Woodstock Three e Woodstock Four.

+ Os melhores ciclos de cinema ao ar livre em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade