A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
CNB
©Companhia Nacional de Bailado

Companhia Nacional de Bailado continua a levar a dança até casa

“Voltar a Casa na Nossa Companhia” reúne novos e antigos projectos que convidam o público a conhecer a herança e os bastidores da Companhia Nacional de Bailado.

Por
Sebastião Almeida
Publicidade

Em virtude do confinamento e com a actividade suspensa até ao início de Abril, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) criou um conjunto de iniciativas online que pretende dar a conhecer a história da CNB, dos seus artistas e colaboradores. Intitulada “Voltar a Casa na Nossa Companhia, a nova programação explora os arquivos da instituição, dá a conhecer histórias de bastidores e mostra, por exemplo, como os bailarinos se preparam diariamente.

Fotógrafos da CNB, um dos novos projectos, apresentado a partir de 8 de Fevereiro, irá recordar as imagens de espectáculos e descobrir os processos de criação de alguns dos fotógrafos que trabalharam com a companhia. A 15 de Fevereiro, por sua vez, é a vez de mostrar Arquivo Aberto. A nova iniciativa abre as portas ao vasto conjunto de conteúdos que testemunham a história da CNB. “Fotografias, programas de sala, artigos de imprensa, e outras curiosidades podem ser agora descobertos e visionados nas nossas redes sociais”, detalha o site da companhia.

Ainda sem data prevista, no projecto Os Nossos Bailarinos, serão mostrados alguns momentos do trabalho diário dos artistas. “Porque a rotina de um bailarino não pode parar, a CNB está internamente a disponibilizar um conjunto de ferramentas para os seus artistas, que visam minimizar as dificuldades inerentes a esta actividade quando transferida para teletrabalho”.

Recorrendo ao testemunho de criadores e de intérpretes, a colecção “Outras Danças”, lançada em 2018, dá a conhecer, em sete episódios, os universos de peças marcantes para a companhia. Se quiser conhecer a equipa da CNB, poderá consultar “A Minha Companhia”, conjunto de textos lançados desde 2019 por Susana Moreira Marques, Sofia Soromenho e Tiago Bartolomeu Costa, sobre a vasta equipa de colaboradores que fazem tudo acontecer. Outras das novidade será o lançamento no Spotify nas próximas semanas de playlists de bailarinos da CNB.

Pode acompanhar toda a programação e iniciativas da CNB através do site oficial ou das redes sociais Facebook e Instagram.

+ Leia grátis a Time Out Portugal desta semana

+ Todas as coisas para fazer em casa

Últimas notícias

    Publicidade