A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Controversa torre da Portugália dá um jardim ao bairro

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Se anda longe das redes sociais é possível que só apanhe agora este episódio da série Quarteirão da Portugália. Um projecto imobiliário de habitação, comércio e lazer que inclui uma torre de 16 andares em Arroios.

O projecto, em consulta pública até 18 de Junho, não é unânime e tem dado que falar. Uma torre com 60 metros de altura em plena Avenida Almirante Reis já deu origem a um movimento de cidadãos indignados chamado Stop Torre 60m Portugália. Esta quinta-feira, houve uma apresentação pública na Ordem dos Arquitectos Secção Regional Sul com os arquitectos de um lado, e os moradores do outro. 

A torre da polémica é apenas uma das estruturas do complexo que vai mudar a cara ao quarteirão. Além dos apartamentos, comércio e centenas de lugares de estacionamento, haverá espaço para jardins.

A estratégia do projecto passa por “conseguir identificar a alma daquele lugar e preservar essa mesma alma”, explicou José Gil, promotor da consultora portuguesa Essentia durante a apresentação, enquanto sublinhava que entre os Anjos e a Praça do Chile há 1,5km sem “zonas de descompressão”. E por isso mesmo o futuro quarteirão irá criar áreas abertas, ao contrário do projecto inicial que ocupava 31220m2 do solo. Com a opção pela torre de 16 andares, a área total do projecto fica distribuída, mas em altura. Uma solução encontrada que não agrada a todos. “Tivemos de tirar massas para introduzir porosidade e a possibilidade de maior luz, reflectida, chegar a várias ruas. Mantendo a mesma área que é sobreposta na torre de 16 andares”, explica o arquitecto José Mateus, da ARX Portugal Arquitectos.

“O PDM actual tem como um dos objectivos a recuperação do interior dos quarteirões”, sublinha José Mateus. Para o arquitecto, esta é uma oportunidade de entregar o quarteirão à população, revelando que esta zona de Arroios tem cursos de água no subsolo que serão aproveitados. Isto significa que a praça do complexo será alimentada por água e zonas verdes com áreas de lazer ao ar livre abertas à população, com condições para desenvolver actividades artísticas e culturais.

Durante a sessão da apresentação fez-se ouvir Rita Cruz, do movimento Stop Torre 60m Portugália que pediu para serem disponibilizados todos os estudos que precederam o projecto, a bem da transparência. Moradora em Arroios, desconhece tentativas de auscultação da população local, classificando este projecto como um “erro histórico”, criticando a não referência aos dez mil metros quadrados de espaço público que está a ser desenhado não muito longe daqui: o Jardim do Caracol da Penha.

A parcela da torre será destinada a habitação com preços abaixo do mercado para venda e arrendamento destinados à classe média, enquanto o edifício do restaurante da Portugália será ampliado para encaixar escritórios e coworking. O edifício da fábrica estará destinado a escritórios e retalho. Está previsto ainda um parque de estacionamento com 413 lugares para carros e 99 para motas, divididos por três pisos: dois para uso público e um para uso privado. Numa segunda fase será cedido um equipamento à CML, um espaço multiusos de âmbito cultural.

Em 2014 nasceu um primeiro projecto para o quarteirão, mas foi na altura rejeitado pelo município que, segundo José Gil, queria aprovar um novo projecto em linha com as actuais regras do PDM. “No nosso entender [este projecto] cumpre o PDM e todos os regulamentos aplicáveis”, defende. O primeiro projecto previa a demolição do interior da fábrica de cerveja, mas esta nova proposta abraça a “valorização do património edificado, industrial, etnográfico e simbólico que marca o carácter singular da área de intervenção”, lê-se num dos documentos que está disponível para consulta pública

O projecto em debate foi desenhado pela ARX Portugal Arquitectos, dos arquitectos José Mateus e Nuno Mateus, vencedor em 2017 do concurso público de arquitectura. O quarteirão está integrado num conjunto de imóveis do Fundo Sete Colinas que pertencem a um investidor alemão representado em Portugal pelo fundo de investimento Silvip. A coordenação do projecto é da Essentia, consultora portuguesa.

+ Vai nascer uma espécie de Parque das Nações em Almada 

Últimas notícias

    Publicidade