A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Dino d'Santiago
D.R.

Dino D’Santiago actua nos 50 anos do 25 de Abril em Almada

Entre Abril e Outubro, Almada celebra os 50 anos da Revolução dos Cravos com uma programação que inclui arte, música, teatro e cinema.

Escrito por
Beatriz Magalhães
Publicidade

Em celebração dos 50 anos do 25 de Abril, Almada apresenta uma programação repleta de exposições, concertos, encontros, oficinas criativas, visitas, peças de teatro e sessões de cinema. Entre Abril e Outubro, a liberdade celebra-se em vários pontos do concelho. A 24 de Abril, conte com um concerto de Dino D’Santiago e, a partir de 11 de Abril, com uma exposição com fotografias de Alfredo Cunha. 

Na noite de 24 de Abril, na Praça da Liberdade, Dino D’Santiago sobe ao palco e não vai sozinho. Juntam-se a ele Tristany, Virgul, a Orquestra Geração e ainda as Batukadeiras Madame X. O concerto começa às 22.00 e, à meia-noite, termina com fogo-de-artifício. A entrada é livre. No feriado, têm lugar as habituais comemorações de 25 de Abril, logo a partir da manhã. 

Antes, no início do mês, "25 de Abril de 1974, Quinta-feira" inaugura no Museu de Almada – Casa da Cidade. A exposição, que recorda os protagonistas e heróis da revolução, inclui fotografias de Alfredo Cunha e uma projecção multimédia com música de Rodrigo Leão e realização de Miguel Brugo Rocha. Pode ser visitada entre 11 de Abril e 28 de Setembro. A 12 de Abril, a encenadora Teresa Gafeira apresenta A Sorte que Tivemos!, peça escrita a várias mãos e que conta com música original de Martim Sousa Tavares. Pode ser vista no Teatro Municipal Joaquim Benite, até 5 de Maio. 

No antigo estaleiro de Lisnave, em Cacilhas, sete artistas contemporâneos reinterpretam fotografias de Alfredo Cunha, de forma a estabelecer uma viagem pelo passado e presente revolucionário de Portugal. “Portais do Tempo” tem a curadoria da Underdogs e está patente entre 13 de Abril e 13 de Julho. A exposição contempla ainda visitas guiadas e workshops. 

A festa continua com o Festival Cantar Abril, que convida a comunidade artística a criar obras de cariz interventivo que reflictam sobre as problemáticas sociais actuais nas áreas da poesia, dança e música. Decorre ao longo de três dias: a 13 de Abril, no Casino da Trafaria; a 20 de Abril, na Casa Amarela - Centro Cultural Juvenil de Santo Amaro; e a 27 de Abril, no Incrível Almadense. 

O programa também inclui cinema. A 20 de Abril, às 21.00, no Auditório Fernando Lopes-Graça, é exibido Um Tempo de Todos, que nasce da relação entre a importância da preservação da memória da História e a percepção de que o cinema pode ser um bom veículo para essa relação. O desporto também não fica de fora. A 27 de Abril, a partir das 14.30, realizam-se as Provas Técnicas do 50.º Aniversário do 25 de Abril, na Pista Municipal de Atletismo Alberto Chaíça. 

Em Maio, o Teatro Municipal Joaquim Benite e o Convento dos Capuchos recebem o Festival Internacional de Música dos Capuchos. Acontece entre 29 de Maio e 21 de Junho. Ao longo do mês de Junho, pode contar com festas de rua, com muita música e artes performativas. Em Setembro e Outubro, decorrem várias oficinas e exposições. Para obter informações acerca da programação completa, basta ir ao site da Câmara Municipal de Almada.

Vários locais (Almada). 2 Abr-26 Out. Vários horários. Vários preços

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ No Festival Contacto, há livros, jogos e Corridas de Bules de Chá

Últimas notícias

    Publicidade