A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Mercado da Ribeira
Gabriell VieiraMercado da Ribeira

Do Mercado da Ribeira, directamente para a Academia Time Out

A sustentabilidade está literalmente em cima da mesa na Academia Time Out. Dos legumes comprados aqui mesmo no mercado de frescos da Ribeira aos caldos que reaproveitam tudo.

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

Trinta passos apenas separam o mercado de frescos da Ribeira da Academia Time Out, a escola de cozinha do Time Out Market. E são muitas as vezes que o chef Miguel Mesquita faz este percurso para comprar os ingredientes de muitas das receitas que ensina e prepara nos workshops, nos eventos privados ou nos almoços do Chef’s Table Experience.

Nestas idas ao mercado de frescos da Ribeira, são obrigatórias as paragens no Talho do Jorge, nos legumes e frutas da banca da Elisabete e no peixe fresco de Rosa Cunha, mais conhecida por Rosanamar.

Lançámos o desafio ao chef Miguel Mesquita de cozinhar um prato quilómetro zero, o mais sustentável possível, com ingredientes e produtores nacionais. Eis o resultado.

Sargo, Esmagada de Batata-doce, Limão e Espinafres salteados
Gabriell VieiraSargo, Esmagada de Batata-doce, Limão e Espinafres salteados

Sargo, Esmagada de Batata-doce, Limão e Espinafres salteados

Ingredientes
2 Filetes de sargo da nossa costa
2 Batatas-doces de Aljezur
1 Limão
200g Espinafres de Torres Vedras
2 Dentes de alho
q.b. Coentros picados
q.b. Sal e pimenta
q.b. Azeite

Preparação:
Cozer a batata-doce. Num tacho com um fio de azeite junte a batata cozida e esmague-a, tempere com sal, pimenta e sumo de limão, junte coentros picados e envolva. Reserve.

Numa frigideira com azeite junte os dentes de alho fatiados e, de seguida, os espinafres, salteie os espinafres e tempere-os com um pouco de sal e pimenta. Reserve.
Coloque os filetes de sargo numa travessa de forno com a pele virada para cima, tempere com sal e pimenta e leve ao forno pré-aquecido a 200º durante cerca de 15 minutos.

Para servir, coloque na base um pouco de esmagada de batata-doce, de seguida os espinafres salteados e, por fim, o filete de sargo.

+ Três receitas do Time Out Market Lisboa fáceis de fazer em casa

+ Workshops de cozinha da Academia Time Out a não perder nos próximos dias

Últimas notícias

    Publicidade