A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

'El País' recomenda cinco palácios para ver em Lisboa "antes que caiam"

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

“Em Lisboa, as coisas não se deitam abaixo: caem”, afirma Javier Martín del Barrio, correspondente do El País em Lisboa e autor do blogue Tu Lisboa y la mia, em conjunto com a sua mulher Rosa Cullell, directora-geral do grupo Media Capital.

O palácio da Quinta das Águias, em Alcântara, “mil vezes saqueado, pintado e comido pela vegetação”, é – para Javier Martín del Barrio – o mais triste dos muitos edifícios degradados e ao abandono na cidade. “Uma única telha é vendida na Feira da Ladra por 20€”, denuncia o jornalista espanhol, ao mesmo tempo que recomenda uma visita a estes “cinco palácios para ver antes que caiam”.

A negligência, aliada à excessiva burocracia, é apontada como a principal razão para o abandono de “dezenas de casas nobres”, embora nos últimos cinco anos se tenham recuperado inúmeros palácios “graças ao turismo”, com o interesse pela cidade a ser aproveitado inclusive pela câmara de Lisboa, que leiloou os palácios de Benagazil, Braamcamp, Machadinho e Pancas Palha.

A maioria dos edifícios é, contudo, convertida em hotéis de luxo, sob a estrita supervisão de todas as autoridades de inspecção e património cultural, local e nacional, acusa. “Às vezes, essa vigilância é contraproducente, porque o promotor desiste e o palácio continua na sua lenta mas inexorável queda”, alerta del Barrio.

A Quinta das Águias também já esteve à venda, em mais do que uma imobiliária, por 1,7 milhões de euros. Segundo a Direcção-Geral do Património Cultural, de acordo com informação no seu site, encontra-se há mais de meio século “em processo de degradação”.

Na mesma rua, a da Junqueira, descrita por Javier Martín del Barrio como a que mais “simboliza a decadência palaciana de Lisboa”, é possível encontrar outros dois palácios ao abandono: o Palacete da Ribeira Grande e o Palácio de Burnay. Este último, adquirido pelo Estado português em 1940, foi casa de vários organismos públicos e abriga hoje os Serviços de Reitoria e Acção Social da Universidade Técnica de Lisboa, além do Instituto de Investigação Científica Tropical – “o que não é o melhor para os seus trabalhadores nem para o palácio, que vai perdendo o brilho”.

Já o Palácio Silva Amado, no Campo dos Mártires da Pátria, é privado e “tem saltado de imobiliária em imobiliária”, salienta o jornalista espanhol, que descreve o seu interior como “uma preciosidade, recheada de mármores e seixos de ouro rococós”. 

Por último, Palácio do Patriarcado “espera uma requalificação como hotel de luxo” desde 2010. Por lapso, Martín del Barrio não o identifica no artigo no site do El País, mas à Time Out o autor confirmou tratar-se do palácio que alojou o Papa João Paulo II, em 1982, depois de uns restauros pouco significativos.

“O lado positivo é que, há cinco anos, Lisboa tinha muitos mais palácios em perigo de extinção”, assinala o jornalista espanhol, escrevendo ainda que “a política de não destruir, apesar do risco de que caiam, está a contribuir para a conservação e usufruto, da forma possível, de tais maravilhas arquitectónicas e decorativas”.

+ As melhores coisas para fazer nos palácios em Lisboa

Fique a par do que acontece na sua cidade. Subscreva a nossa newsletter e receba as notícias no email

Últimas notícias

    Publicidade