A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Em Fevereiro, vivem-se os loucos anos 20 num passeio por Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa está a preparar um novo itinerário pela cidade. A partir de Fevereiro, será possível regressar aos loucos anos 20.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Os Itinerários de Lisboa têm levado, pelas mãos dos técnicos da autarquia, munícipes e visitantes à descoberta da cidade. A partir de diferentes temas, aborda-se a vida quotidiana, o património edificado e literário e até as ruas e paisagens urbanas. No próximo ano, já no mês de Fevereiro, a proposta será regressar aos loucos anos 20. Como? Através de um percurso pelo epicentro da vida cultural, mundana e boémia da época.

Com início no Chiado, o novo itinerário desce até aos Restauradores e à Rua das Portas de Santo Antão. Pelo caminho, mostram-se, por um lado, os lugares que então se frequentavam e revelam-se, por outro, histórias e personagens marcantes. Entre as paragens, destaca-se a pastelaria Bénard, que era, como tantos outros cafés, ponto de encontro de vários intelectuais mas também do “smart-set que cultivava o hábito do chá das cinco”. Também há passagem marcada pelas lojas mais sofisticadas, como a Luvaria Ulisses ou as que ocupavam antigamente os Armazéns do Chiado, e pelo Palácio da Foz, onde o Maxim’s, um dos espaços mais animados e conceituados dos anos 1920, resistiu até ao final da década de 30.

Se ficou curioso, aponte as datas: 5, 8, 11, 16, 18, 22 e 23 de Fevereiro. As inscrições, disponíveis a partir de Janeiro, devem ser feitas por telefone (218 170 742) ou e-mail (itinerarios.culturais@cm-lisboa.pt). Até lá, estão previstos muitos outros percursos, para dar a conhecer “Lisboa no Reinado de D. Dinis” (11, 12, 21, 26 de Janeiro, Ter-Qua e Sex 10.00, e 29 de Janeiro, Sáb 10.30), “A Época de Ouro do Cinema Português” (18 de Janeiro, Ter 10.00) ou os “Mitos de Lisboa. Da Conspiração à Realidade” (27 de Janeiro, Qui 10.00).

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Lisboa desta semana

Últimas notícias

    Publicidade