A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Em nome da mulher
DR“Em nome da mulher", Penguin reedita obras com apelido materno dos autores

“Em nome da mulher”, Penguin reedita obras com apelido materno dos autores

O Dia Internacional da Mulher comemora-se todos os anos a 8 de Março. Para assinalar a data, a editora Penguin Random House decidiu lançar edições especiais de obras clássicas e contemporâneas, agora assinadas com o apelido materno dos seus autores.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Diz o povo que quem tem uma mãe tem tudo, quem não tem mãe não tem nada. Ainda assim, o nosso último nome, aquele pelo qual seremos conhecidos, é na grande maioria das vezes herdado do pai. Para assinalar o Dia Internacional da Mulher, a 8 de Março, a Penguin Random House desafia os leitores a reflectir sobre “essa convenção social tão enraizada como datada” e reedita um conjunto de obras clássicas e contemporâneas com sobrecapas assinadas com o apelido materno dos seus autores. As edições especiais “Em nome da mulher” já estão à venda no site da editora.

“O que se pretende com esta campanha é reavivar o debate, pôr em causa esta convenção e simultaneamente celebrar o papel das mulheres. Dar visibilidade à mulher, tirá-la da sombra, enaltecer o seu papel na sociedade. Um primeiro e simbólico passo, para que se discutam as convenções que ainda discriminam silenciosamente as mulheres”, diz a directora de comunicação Marta Heitor, mais conhecida por Marta Cunha Serra, que convida os portugueses a alterarem o seu nome nas redes sociais para o apelido materno e a entrarem na conversa usando a hashtag #EmNomeDaMulher.

Entre os clássicos reeditados, encontramos, por exemplo, Otelo, de William Arden [Shakespeare]; Persuasão, de Jane Leigh [Austen]; A metamorfose, de Franz Löwy [Kafka]; Amor de Perdição, de Camilo Ferreira [Castelo Branco]; e Toda uma literatura, de Fernando Nogueira [Pessoa] Já entre as obras contemporâneas, temos As Três Vidas, de João Branco [Tordo]; Processo de Humanização em Curso, de Diogo Biu [Faro]; e Raparigas como Nós, de Helena Vilas Boas [Magalhães].

+ Freguesia de Santo António oferece 696 livros no Dia Internacional da Mulher

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias

    Publicidade