A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Rua da Cruz da Pedra
Helena Galvão Soares

Encontrámos o prédio mais estreitinho de Lisboa

Há rivais de peso por esses bairros fora da Lisboa antiga, mas nada bate esta parede de apenas 70 cm.

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

Estamos na Calçada da Cruz da Pedra, perto do Convento da Madre de Deus, e espreitamos pela janela do número 15. Queríamos medir a parede do fundo da loja, mas ninguém a alugou. Talvez pela razão que nos traz aqui – é mesmo pequenina.

Avançamos até ao número 5, morada da Eco Bike Lisboa, onde explicamos a Daniel, o proprietário, que suspeitamos que este é o prédio mais estreito de toda a cidade e lhe contamos as nossas intenções: queremos medir a parede do fundo da loja do número 15. Poderia ele dar-nos o contacto do dono do prédio? Daniel antevê dificuldades: os edifícios ali pertencem todos a uma fundação. Vai buscar um dossier e lê: “Fundação Arcelina Victor dos Santos.”

“Vi no outro dia a mostrarem um prédio e dizerem que era o mais estreitinho de Lisboa e pensei: ‘Eu parece-me que este ainda é mais’”, conta, já definitivamente conquistado para a causa. “Talvez com o número do registo predial”, alvitramos. “Ah! Acho que no contrato está a planta do prédio todo, não é só da loja!”, e vai buscar uma capa amarela cheia de documentos em micas. “Cá está!”

Planta do edifício
HGS | Planta do edifício

Debruçamo-nos ambos sobre a folha como se fosse um mapa do tesouro. “Tem mesmo uma linha a sair de lá da ponta até à fachada onde estão as medidas!” “Está mesmo lá marcado!” “70 centímetros!” Tem que ser o mais estreitinho de Lisboa, concluímos, com sorrisos de missão cumprida.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Neste campeonato, o troféu vai para quem improvisa melhor

Últimas notícias

    Publicidade