Notícias

Encontro com Vinhos: provas, masterclasses e o "melhor sommelier do mundo"

O Encontro com Vinhos acontece entre os dias 6 e 8 de Novembro, no Centro de Congressos de Lisboa. O italiano Paolo Basso, considerado o melhor sommelier do mundo em 2013, vai participar no evento.

Teresa David
Escrito por
Teresa David
Jornalista
Prova de Vinhos
DRProva de Vinhos
Publicidade

Um dos mais aguardados eventos vínicos em Lisboa — o Encontro com Vinhos — volta ao Centro de Congressos entre os dias 6 e 8 de Novembro. Nos primeiros dois dias, sábado e domingo, o evento é aberto ao público e na segunda-feira é dedicado aos profissionais do sector. 

Um dos destaques desta 22.ª edição, organizada pela Revista de Vinhos, é a presença do especialista Paolo Basso, que em 2013 ganhou o título de melhor sommelier do mundo num campeonato que teve lugar no Japão. Além de participar numa masterclass de vinhos Alvarinhos de colheitas antigas, o italiano é um dos convidados da prova cega intitulada "O Desafio de Lisboa", que desafia um painel de peritos a comparar vinhos de portugueses, franceses, italianos e espanhóis. "Portugal tem grandes vinhos, que em nada ficam a dever a outros grandes vinhos do mundo. Pois bem, está na hora de compararmos alguns dos nossos melhores com referências icónicas dos países produtores de maior notoriedade internacional”, diz em comunicado o director da Revista de Vinhos, Nuno Guedes Vaz Pires.  

Outra novidade é a realização de um fórum profissional, com debates e masterclasses, direccionado aos sommeliers portugueses. O SOMM.HOOD "fará, de A a Z, uma reflexão crítica acerca do presente e do futuro da sommelerie", acrescenta o director. Também se vão dar dicas sobre harmonizações, gestão de cartas e oportunidades profissionais. Vale salientar a vinda do francês Emmanuel Giboulot, pioneiro da biodinâmica na Borgonha, para uma das masterclasses. Do país vizinho chegam as Bodegas Valdespino para explicar a elaboração de alguns dos mais notáveis vinhos fortificados do mundo e Palacio Quemado e Vinãs Serranas expõe vinhos de castas portuguesas.

As sessões 'Taste Drive' completam a programação e reúnem produtores portugueses e internacionais para a apresentação de novidades e de referências clássicas. O cartaz inclui os vinhos das regiões dos Vinhos Verdes, Bairrada, Beira Interior, Dão e Lisboa. Haverá ainda uma celebração dos 30 anos de enologia de Carlos Lucas, vinhos obtidos a partir de castas raras e em risco de extinção, rum da Madeira e espirituosos super premium.  

A entrada tem um custo de 10 euros por pessoa até à véspera do evento, em bilheteira online. Nos dias do Encontro com Vinhos, presencialmente e online, o preço sobre para 15 euros.

Centro de Congressos. Vários horários.

+ O Pif: um bonito bar de vinhos com bons petiscos e vida de bairro

+ Nasceu um restaurante italiano nos jardins do Campo Mártires da Pátria

Últimas notícias

    Publicidade