Notícias

Está a planear andar de comboio em Agosto? Há greve até ao final do mês

A paralisação incide sobre o trabalho extraordinário e será de 24 horas no dia 15 de Agosto, afectando também as oficinas da CP.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Jornalista, Time Out Lisboa
santa apolónia
© Ana Luzia
Publicidade

A CP – Comboios de Portugal chegou a acordo, no mês passado, com 11 sindicatos, tendo sido desconvocada uma greve prevista para essa altura, mas duas estruturas sindicais não concordaram com o que foi apresentado. Anunciada uma paralisação entre 9 e 31 de Agosto, prevêem-se perturbações pontuais na circulação, com especial incidência no dia 15 de Agosto.

Em Julho, a Federação dos Sindicatos dos Transportes e Comunicações anunciou ter sido alcançado um acordo de princípio para aumentos salariais e regulamentação de carreiras. Segundo o Ministério das Infra-Estruturas, este acordo deu “resposta a reivindicações dos trabalhadores”, permitindo suspender uma greve que “teria forte impacto negativo na circulação de comboios e na vida dos cidadãos”. Mas, ao que parece, afinal não houve consenso.

“Informamos que, por motivo de greve convocada pelos sindicatos SINFB [Sindicato Independente Nacional dos Ferroviários] e STMEFE [Sindicato dos Trabalhadores do Metro e Ferroviários], entre os dias 9 e 31 de Agosto de 2024, prevêem-se perturbações pontuais na circulação, podendo ser mais acentuadas no dia 15 de Agosto”, lê-se no site da transportadora.

Em declarações à Lusa, António Pereira, do SINFB, explicou que estão a lutar pela majoração das carreiras. “A empresa quer dar-nos mais trabalho com o mesmo dinheiro e nós não aceitamos de maneira nenhuma”, afirmou, avançando ainda que, no dia 15 de Agosto, a paralisação será de 24 horas e irá afectar o trabalho das oficinas da CP, uma vez que a manutenção dos comboios não será feita.

Leia a edição de Verão da Time Out, já à venda

+ Com estes novos roteiros, parta à descoberta da calçada artística de Lisboa

Últimas notícias
    Publicidade