A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Shopopop
Fotografia: Shopopop

Esta app promove entregas sustentáveis entre vizinhos

A Shopopop permite que qualquer pessoa realize entregas onde e quando quiser, ajudando os seus vizinhos e o meio ambiente.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Já pensou como poderia aproveitar os seus trajectos diários ou tempos livres para entregar as compras de outras pessoas e ganhar dinheiro por isso? É exactamente esta a proposta da Shopopop, que quer revolucionar os habituais serviços de entregas ao domicílio, ao mesmo tempo que contribui para a redução de CO2 nas cidades. A ideia é que qualquer pessoa possa ser estafeta, mas o serviço ainda só está disponível em Lisboa, Montijo e Setúbal.

“Esta é uma plataforma de entregas que incentiva o estabelecimento de laços entre vizinhos, devolvendo o sentido de comunidade às cidades”, afirma em comunicado João Sanches, Country Manager da Shopopop em Portugal “Em França, 20% dos supermercados já oferecem entregas colaborativas. Será interessante ver o quão rápido alcançaremos esta penetração nos novos países.” Mas, afinal, como é que funciona?

Se quiser fazer parte da comunidade dos chamados “shoppers” (estafetas particulares), terá de realizar um registo pessoal e estar atento às entregas disponíveis perto da localização pretendida. Depois é reservar a entrega, ir buscar as respectivas encomendas e levá-las ao cliente. No final, recebe automaticamente uma gratificação a partir de 3,50€, que poderá transferir para a sua conta. 

Desde o seu lançamento, em 2016, que a francesa Shopopop já acumulou 1400 parceiros com uma forte presença nas maiores cadeias de grande distribuição, como Intermarché e Auchan, contabilizando cerca de 130 mil entregas mensais. Actualmente, encontra-se presente também em Itália, Bélgica e Portugal. O sucesso do modelo deriva do crescimento esperado do e-commerce para os próximos anos, que foi amplamente potencializado pela pandemia de Covid-19.

+ Os melhores sites para ir às compras

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade