[title]
Muitos de nós sentimos que uma pequena parte de cada cidade que visitamos fica connosco quando chegamos a casa, mas os turistas em Bruges parecem estar a levar as coisas demasiado à letra.
O conselheiro municipal Franky Demon instou os turistas a deixarem de apanhar pedras das ruas da cidade para as levarem como lembranças, sublinhando que isso demonstra um grande desrespeito pela cidade.
Afinal de contas, a cidade velha de Bruges é Património Mundial da UNESCO, mas locais emblemáticos como o Vismarkt, Minnewater, o Grande Palácio e o Museu Gruuthuse estão aparentemente a perder entre 50 e 70 pedras por mês.
Embora este número possa não parecer muito exagerado, há duas razões para que seja um problema. A primeira é o simples facto de ser prejudicial para o património da cidade. “Não pedimos nada a não ser respeito. Andar em Bruges significa pisar séculos de história”, disse o conselheiro, segundo o The Brussels Times. “Por favor, deixem estas pedras nos sítios a que elas pertencem.”
Depois, há o custo de as reparar. Não só os buracos deixados pelas pedras em falta são um perigo para os peões, como o seu preenchimento custa cerca de 200 euros por metro quadrado.
Tenham juízo, turistas
Esta não é a primeira vez que os turistas são repreendidos por se servirem de algo que não lhes pertence – as autoridades da Sardenha impuseram recentemente uma coima de 3000 euros aos visitantes que roubassem areia das suas praias.
De facto, nos últimos anos, locais populares de todo o mundo têm anunciado regras para reprimir comportamentos desrespeitosos dos visitantes. Em Amesterdão, por exemplo, há muito que se luta contra a desordem; em Praga, há regras sobre “trajes ridículos”; e, em Quioto, os turistas são proibidos de visitar o famoso bairro das gueixas. No Mediterrâneo, foram tomadas medidas contra o consumo de álcool e o vestuário impróprio.
Poderíamos continuar – vale a pena ler a nossa investigação sobre a razão pela qual os turistas se tornaram tão desequilibrados. Em alternativa, eis como o esquema alternativo de Copenhaga para recompensar o bom comportamento dos turistas pode ser a solução.
🏡 Já comprou a Time Out Lisboa, com as últimas aldeias na cidade?
🏃 O último é um ovo podre: cruze a meta no Facebook, Instagram e Whatsapp