A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Exposição Untold
Pintura de Rita Andrade

Esta exposição virtual dá voz aos refugiados através da arte

A associação portuguesa Humanity on the Move convidou artistas e refugiados a redescobrir o espaço comum entre a arte e os direitos humanos.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

A exposição virtual “Untold”, no âmbito do projecto “Breaking Borders Through Art”, une mais de 150 participantes de 15 países, entre refugiados, requerentes de asilo e artistas. O mérito é da associação portuguesa Humanity on The Move e da plataforma ASTRO, que juntas querem dignificar a experiência humana dos migrantes forçados ao dar voz às suas histórias.

“A arte dignifica a experiência humana ao dar voz a pensamentos e sentimentos, o que desencadeia o reconhecimento da própria humanidade e, portanto, a contemplação da nossa humanidade colectiva”, afirma Rosário Frada, uma das fundadoras da Humanity on The Move. “Ao juntarmos artistas e migrantes, estamos a desenvolver obras de arte como produto de uma conexão significativa entre eles, combatendo o preconceito e as barreiras imaginárias que nos separam.”

Apesar de estarem previstas exposições físicas para breve, fazer uma primeira exposição de forma virtual permite que todos os participantes, incluindo refugiados e requerentes de asilo espalhados pela Europa, possam ver as suas histórias retratadas. Entre as mais de 70 obras de arte expostas, vai ser possível encontrar pintura, mas também música e escultura. Rita Andrade, Filipa Saavedra, Ana Macedo e Simão Sousa Branca são alguns dos artistas presentes.

Financiada pela ASTRO, que publica e serve de curadora de obras relacionadas com a migração, a galeria virtual em cenário 3D estará disponível na plataforma Kunstmatrix a partir de sexta-feira, 18 de Junho, durante dois meses. Os visitantes são incentivados a deixar algum comentário ou mensagem a um migrante ou artista através das redes sociais da HOM, como o Instagram e o Facebook.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade