A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Estacionámos com Augusto Cid no Museu Bordalo Pinheiro

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

É um dos maiores cartoonistas portugueses e até 31 de Maio tem "Animais à Solta" no Museu Bordalo Pinheiro. Aproveitámos para contar quantos Cid tem Lisboa.

Enquanto aguardamos pela intervenção que vai mudar a cara da Praça de Sete Rios (ou Praça Marechal Humberto Delgado), no âmbito do programa municipal Uma Praça em Cada Bairro, debaixo de terra inaugurou um parque de estacionamento decorado a bicharada. São desenhos de Augusto Cid, os mesmos que pode ver na exposição agora inaugurada no Museu Bordalo Pinheiro (Campo Grande) que espelha os desenhos que Cid fez para o novo parque, a piscar o olho ao vizinho Jardim Zoológico. No museu estão os desenhos originais e ao longo de três pisos do parque as mesmas obras, mas soltas sobre painéis de azulejos da Fábrica Viúva Lamego.

exposicao augusto cid no museu bordalo pinheiro

©Augusto Cid

É que o cartoonista que ao longo da sua carreira foi desenhando testemunhos, na sua maioria políticos, em jornais como O Independente, O Século ou o Sol, tem-se também dedicado à arte pública, como é o caso dos famosos animais das colunas que sustentam o próprio viaduto de Sete Rios desde 2000 e que são da autoria de Augusto Cid e da sua filha Mónica Cid. Mas há mais: em 2001 foi inaugurado o seu Monumento às Vítimas do 11 de Setembro na Avenida Estados Unidos da América e no ano seguinte foi a Oeiras que foi parar a sua Cauda de Baleia. Mais recentemente, em 2016, o Jardim Ducla Soares, em Belém, recebeu a estátua do Santo Condestável desenhada por Augusto Cid, uma das ideias vencedoras do Orçamento Participativo 2013.

©DR

+ Gato de dois metros encontrado na Guerra Junqueiro

Últimas notícias

    Publicidade