A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
A Voz Humana, de Francis Poulenc, com libreto de Jean Cocteau
A Voz Humana, de Francis Poulenc, com libreto de Jean Cocteau

Festival de Ópera de Óbidos volta em Setembro para celebrar as mulheres

O festival, que estava suspenso já há alguns anos, regressa à vila entre 8 e 17 de Setembro, com programação na Quinta das Janelas, em Gaeiras.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

As mulheres vão estar em destaque no Festival de Ópera de Óbidos, que está de volta depois de um longo interregno. O regresso é mérito da ABA – Associação Banda de Alcobaça, que se associou ao Município de Óbidos para promover a iniciativa, também com o apoio da Direcção-Geral das Artes, na Quinta das Janelas, em Gaeiras. A programação arranca a 8 de Setembro, às 21.00, com a ópera La Serva Padrona, de Giovanni Battista Pergolesi, com libreto de Antonio Federico Gennaro.

“Neste evento único, celebramos a força, a expressão e a resiliência das mulheres através da ópera. As personagens icónicas e desafiadoras de Donna Anna, Donna Elvira e Zerlina (Don Giovanni), Serpina (La Serva Padrona), Elle (A Voz Humana), Carmen (Carmen) e Violetta (La Traviata) permitem-nos explorar a perspectiva feminina através de performances impactantes. Procura-se assim inspirar um futuro mais igualitário através da arte”, lê-se numa nota do Turismo de Óbidos.

Depois da abertura do festival, segue-se a apresentação de A Voz Humana, de Francis Poulenc, com libreto de Jean Cocteau, na noite de sábado, 9 de Setembro, pelas 21.00. Já no domingo, 10, a programação começa às 17.00 e promete duas óperas: La Serva Padrona e A Voz Humana, para quem não conseguir ir às primeiras sessões ou, por que não, tiver interesse em repetir a dose.

Se preferir, poderá ainda assistir a Don Giovanni, de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto de Lorenzo Da Ponte, nos dias 15 e 17 de Setembro, às 21.00 e às 17.00, respectivamente. Pelo meio, a 16, realiza-se a Gala de Ópera “Mulheres: Da Paixão à Inocência – uma Dança com o Destino”.

“Até breve, em Óbidos, onde a música ecoa e os corações pulsam ao som da ópera”, convida o director artístico do festival, André Cunha Leal, que espera “que o Festival de Ópera de Óbidos não só recupere a sua antiga glória, mas também alcance novos patamares e aspirações internacionais”.

Os bilhetes (15€/dia) estão disponíveis na Blueticket, no Posto de Turismo de Óbidos (a cerca de 200 metros da entrada da vila) e, apenas nos dias dos espectáculos, na própria Quinta das Janelas.

Quinta das Janelas, Gaieras. 8-17 Set. 15€

+ Tim Bernardes mostra ‘Mil Coisas Invisíveis’ aos coliseus em 2024

+ Leia, grátis, a edição digital da Time Out Portugal deste mês

Últimas notícias

    Publicidade