A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Filipe Pinto-Ribeiro
©Rita CarmoFilipe Pinto-Ribeiro

Festival dos Capuchos celebra as conquistas de Abril entre Maio e Junho

Orquestras e ensembles de Portugal e do mundo cruzam-se com solistas internacionais, entre 29 de Maio e 21 de Junho, no Convento dos Capuchos e noutras salas de Almada.

Luís Filipe Rodrigues
Escrito por
Luís Filipe Rodrigues
Publicidade

As celebrações dos 50 anos da revolução de 25 de Abril de 1974, em Almada, não se encontram circunscritas a um mês e contaminam outras propostas culturais do município. É o caso do histórico Festival de Música dos Capuchos, fundado em 1980 por José Adelino Tacanho e António Wagner Diniz e retomado, após uma longa ausência, em 2021, sob a direcção do pianista Filipe Pinto-Ribeiro.

O concerto de abertura da quarta edição desta segunda vida do festival está marcado para 29 de Maio, no Convento dos Capuchos. O programa, que junta as Sinfonias n.º 5 e n.º 8 de Beethoven, vai ser interpretado pela Orchestre Consuelo parisiense, dirigida por Victor Julien-Laferrière. Segue-se, no fim do mês, uma homenagem a António Mega Ferreira, em que Filipe Pinto-Ribeiro toca Quadros de uma Exposição, de Mussorgsky, enquanto Filipa Leal e Pedro Lamares lêem textos do autor.

Já no sábado, 1 de Junho, há um recital de piano de Elisabeth Leonskaja, que vai tocar peças de Mozart, Webern, Schubert e Beethoven. E pelas 18.00 domingo, 2, o festival muda-se do Convento dos Capuchos para o Teatro Municipal Joaquim Benite, onde o maestro Martim Sousa Tavares vai voltar a dirigir a ópera Na Colónia Penal, de Philip Glass, a partir do conto homónimo de Franz Kafka. Com encenação de Miguel Loureiro e movimento de Miguel Pereira.

Só volta a ouvir-se música no Convento dos Capuchos às 21.00 de sexta-feira, 7, quando o Paganini Ensemble interpretar peças do autor que lhe dá o nome. Já no sábado, 8, pelas 18.00, o ensemble renascentista Arte Minima toca obras de Pedro de Cristo, Diego Ortiz, Hernando de Cabezón, Jacques Buus, Francisco de Santa Maria. E a violinista Elsa de Lacerda e o pianista Nathanaël Gouin interpretam “Grândola e outras canções revolucionárias, a partir das 21.00. No dia seguinte, Filipe Pinto-Ribeiro e o Juventus Ensemble tocam peças para trio e quinteto de Shostakovich.

Depois de uma nova paragem, a programação é retomada na sexta-feira, 14, pelo Fado Jazz Ensemble do pianista Júlio Resende, com Bruno Chaveiro na guitarra portuguesa, André Rosinha no contrabaixo e Alexandre Frazão na bateria. Os quatro vão revisitar o repertório do álbum Filhos da Revolução, do ano passado, no Auditório Fernando Lopes-Graça. De volta ao Convento dos Capuchos, no sábado, 15, o jovem pianista ucraniano Roman Fediurko toca um recital de Chopin.

No encerramento oficial do festival, pelas 18.00 de domingo, 16, no Teatro Municipal Joaquim Benite, a orquestra de câmara Metamorphosen de Berlim, dirigida por Wolfgang Emanuel Schmidt, vai tocar a Serenata op. 20, de Elgar, o Concerto para violoncelo e orquestra n.º 1, de Haydn, e a Serenata op. 48, de Tchaikovsky. Há depois um poslúdio, a 21 de Junho, no Convento dos Capuchos, com Filipe Pinto-Ribeiro e o seu Shostakovich Ensemble a estrearem uma nova obra de Andreia Pinto Correia, dedicada a Natália Correia e ao 25 de Abril. O programa inclui ainda obras de Beethoven e Schubert.

Mais do que um festival de música

Não se ouve só música no chamado Festival de Música dos Capuchos. Entre 1 e 15 de Junho, pelas 18.00, regressam também as Conversas dos Capuchos, com curadoria e moderação de Carlos Vaz Marques. A primeira tem como convidados Nuno Amado e José Gardeazabal e assinala o centenário da morte de Franz Kafka. A segunda, a 8 de Junho, com Carlos Seabra Pereira e Maria Bochichio, comemora o quinto centenário de Luís Vaz de Camões. E a última, a 15, é dedicada ao poeta local Sebastião da Gama, nascido há 100 anos. Falam Viriato Soromenho-Marques e Alberto Manguel.

Outro destaque da programação paralela são os chamados Prelúdios dos Capuchos, com moderação do director da Antena 2, João Almeida, que pretendem aproximar o público da música erudita. O primeiro prelúdio “sobre ideias de liberdade ao longo da história da música” tem lugar às 18.00 de quarta-feira, 29, no Teatro Municipal Joaquim Benite. Filipe Pinto-Ribeiro, o director artístico do festival, é o convidado. No domingo, 2, há uma conversa “sobre a ópera Na Colónia Penal”, com Miguel Loureiro, às 16.00, no mesmo local. Por fim, a 8, no Convento dos Capuchos, Elsa de Lacerda e Pedro Sousa Silva falam com João Almeida sobre “sobre a liberdade de recompor”.

Há ainda uma visita guiada pelo historiador Rui Mendes ao Convento dos Capuchos, com duração de uma hora e início marcado para as 16.00 de domingo, 9 de Junho. E uma caminhada de duas horas pela Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica, onde se encontra o convento, no sábado, 15, a partir das 10.00. A participação nestas actividades é gratuita, mas requer inscrição prévia através do e-mail info@festivalcapuchos.com.

Vários locais em Almada. 29 Mai-21 Jun. 10-17€.

Siga o novo canal da Time Out Lisboa no Whatsapp

+ Vai escutar-se música barroca nas igrejas de Lisboa até ao fim do mês

Últimas notícias

    Publicidade