A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Fhair: o novo cabeleireiro sustentável no Cais do Sodré que dá descanso ao planeta

Escrito por
Francisca Dias Real
Publicidade

Foi há sete anos, quando engravidou pela primeira vez, que Ana Fernandes começou a descobrir o maravilhoso mundo da sustentabilidade e o quanto o simples acto de lavar o cabelo pode ser tóxico. Agora e muitas horas de pesquisa depois, Ana é proprietária do Fhair, o novo cabeleireiro que abriu no Cais do Sodré e que se guia por práticas éticas, responsáveis e justas para com as pessoas e meio ambiente.

Cabeleireira no Griffehairstyle na altura, Ana começou a tomar consciência de que todos os dias se expunha a químicos, com coisas tão simples como champô ou condicionador. “Estava grávida quando comecei a pensar bem nestas coisas. Fazia-me impressão que ao mexer em produtos tão básicos como o champô estivesse a expor a minha pele a tanta toxicidade, e o pior é que a pele absorve tudo, por isso entrando na corrente sanguínea afectava o bebé", explica. “Foi nessa altura que comecei a pesquisar se havia alternativas e nasceu a vontade de abrir um espaço sustentável, uma opção viável.”

Ana Fernandes abriu há pouco mais de um mês o seu espaço no Cais do Sodré
@Anna Balecho

Só há três anos, no entanto, é que Ana decidiu dedicar-se a sério e levar avante o que tinha começado a magicar. “Vasculhei todo o tipo de marcas, quais é que respondiam a esta filosofia, porque eu queria fazer uma coisa consistente e séria, não gosto de dizer que é orgânico e sustentável porque sim, tem de ter uma razão de ser”, conta-nos, dizendo que acabou por testar nela mesma e nas tias o que ia encontrando ao longo do tempo, pois “não queria, de forma alguma, comprometer os resultados”.

Depois de muitos testes, foi a marca Davines, do norte de Itália, que levou o troféu por ser completamente isenta de petróleo e ser vegana. Era a Davines que respondia a todos os requisitos de sustentabilidade que Ana precisava para, finalmente, ter matéria-prima para trabalhar e fazer nascer deste parto difícil o Fhair Organic Hair Studio.    

A marca parceira escolhida pela sustentabilidade foi a Davines
@Anna Balecho

“Há poucas marcas que consigam cumprir todos os requisitos, porque tudo isto gira em torno de uma questão muito simples: o lucro”, afirma Ana. “Por exemplo, eu, com as minhas escolhas, não vou ter o lucro que a maior parte dos cabeleireiros tem. Mas é uma escolha minha e é a minha filosofia.”

É essa filosofia que justifica todas as questões para quem não associa de imediato um cabeleireiro a uma coisa sustentável e orgânica. “Consigo provar que isso é possível. A ideia aqui é oferecer às pessoas produtos de qualidade”, refere. E além de toda a gama e serviços no que toca aos cabelos, Ana Fernandes quis que houvesse também serviços de maquilhagem, também eles com produtos orgânicos, e muito em breve manicure e estética.

A cabeleireira está certa de uma coisa: “Esta é a melhor altura para ter aberto este espaço”. Afirma que quando há três anos traçou o plano de projectos tinha grande parte do orçamento dedicado à comunicação, para desmistificar mitos sobre a sustentabilidade ambiental, mas agora o cenário mudou. “Passaram só três anos, mas muita coisa evoluiu. As pessoas estão mais informadas e já são elas a procurar este tipo de ofertas amigas do ambiente. É o futuro e estamos a viver a melhor altura para nos atirarmos de cabeça para isto”, confessa Ana.

O que é que o Fhair tem? Tem reaproveitamento em todo o lado, tem

No Fhair até as luvas que usam foram seleccionadas de forma a pensar no ambiente. “Fiz as contas e, se usasse as luvas descartáveis, estava a gastar cerca de dez luvas por dia, era uma loucura”, diz. “Agora temos outras luvas que desinfectamos e são reutilizáveis. Desde que abrimos, em meados de Maio, que estamos a usar as mesmas. É só pensar na quantidade que já estamos a poupar.”

As luvas são reaproveitadas para evitar o gasto excessivo
@Anna Balecho

Muitos dos materiais que compõe o espaço foram reutilizados e reaproveitados até para os pequenos detalhes, como é o caso dos tubos que adornam os balcões que são simples tubos de canalizações antigas já degradados. “Aqui só falta pôr energia renovável, que é um projecto que quero tornar possível para o próximo ano. Já tenho redutores de caudal, cinzeiros de bambu, iluminação a leds, enfim todos o detalhe contam”, diz. 

Rua da Moeda 12, 1200-282. 218 031 400. Ter-Sex 10.00-20.00. Sáb. 10h00-17h00.

+ As marcas sustentáveis que tem de conhecer

Últimas notícias

    Publicidade