A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Fomos à procura dos Story Tellers do italiano Fulvio Capurso em Benfica

O arquitecto, ilustrador e escultor italiano criou uma narrativa imersiva, potenciada pela tecnologia, no Parque Silva Porto, em Benfica.

Helena Galvão Soares
Escrito por
Helena Galvão Soares
Publicidade

Miaaaauu! Um grande gato cinzento listado, elegante e lustroso, está à entrada do Parque Silva Porto, em Benfica. E vai reaparecer, miaaau aqui, miaaau ali, por entre os arbustos, numa curva, por trás de uma árvore, a fitar-nos enquanto andamos à descoberta dos Story Tellers, personagens que Fulvio Capurso criou e foi semeando pelo parque. Fará o bichano parte da história? É difícil pensar que não, até porque a primeira personagem que encontramos é precisamente uma menina a ler um livro – com um gato ao lado.

São oito as figuras espalhadas pelo parque, que encontramos com a ajuda de um mapa que fotografámos à entrada. É uma ajuda essencial, mas não corta o prazer da descoberta: as pequenas esculturas em metal oxidado, no seu castanho salpicado de tonalidades, estão bem camufladas no meio dos troncos e folhagem das árvores. Outras vezes damos com elas em locais mais insuspeitos: no topo de um poste, numa vedação, num telhado, num muro.

Na história que estas figuras nos contam, há crianças hipnotizadas pela leitura e outras que parecem já se ter tornado na personagem principal da narrativa: um menino empoleirado numa cerca empunha um monóculo para ver o que se passa no horizonte; outro num muro chama os amigos para entrarem por uma janela; outros três discutem o que se passa no livro (ou será um mapa do tesouro?).

Esta intervenção é uma iniciativa da Junta de Freguesia de Benfica, em parceria com a Galeria de Arte Urbana e a Bedeteca de Lisboa, que é a responsável pelo outro lado da instalação. Junto a cada figura encontra-se um QR code que nos dá acesso a pequenas biografias e PDFs de pranchas de autores de BD portugueses de diferentes épocas: Rafael Bordalo Pinheiro, Carlos Botelho, Sérgio Luís, Eduardo Teixeira Coelho, José Ruy, Isabel Lobinho, Fernando Relvas e Nuno Saraiva, cujas obras podem ser lidas na Bedeteca.

Não há ligação entre as personagens Story Tellers e os autores de BD, que aliás irão mudar de três em três meses ao longo de três anos: “Eles são só pequenos leitores que convidam quem anda pelo parque a descobrir estes conteúdos. É uma maneira de difundir a cultura da banda desenhada, que anda um pouco perdida e tem bastante valor”, explica Fulvio Capurso.

Parque Silva Porto, Fulvio Capurso, Esculturas
©DR

QR é ok, mas realidade aumentada é que era

“O Story Tellers é um filho do BooksOnWall”, continua Fulvio, arquitecto, ilustrador e escultor italiano – e co-fundador deste colectivo multidisciplinar sediado no Uruguai que cria narrativas imersivas através da arte e da tecnologia em percursos urbanos. “O Story Tellers é uma versão mais fácil de fazer, quando não há orçamento para um grande projecto. Usa só QR codes, não utiliza a realidade aumentada, que permite misturar o digital e o real, como o BooksOnWall.”

Duas características fundamentais destacam o BooksOnWall: o colectivo de programadores desenvolveu uma aplicação de software livre, que permite que outros colectivos e artistas possam usar o código; e os conteúdos têm a ver com o lugar onde são apresentados, não são algo trazido de fora. “Em Montevideu trabalhámos com músicos locais, a história fala da música do lugar – um lugar onde nasceu o candombe [património imaterial da humanidade], uma espécie de batucada que vem dos escravos negros –, tem escritores do bairro, as vozes são de meninos do bairro, houve uma integração do projecto e da comunidade que fez uma coisa revolucionária”, descreve.

Em Montevideu, há um mapa no telemóvel que geolocaliza os pontos onde estão as esculturas e os murais onde vemos as animações quando apontamos a câmara; entre os pontos, para não se perder o fio narrativo do conto, existe um áudio que a pessoa pode ouvir até encontrar outro objecto. Neste momento o equipa no Uruguai está a melhorar a aplicação para conseguir detectar a aproximação das pessoas a um determinado ponto e interagir com som, tipo: "Pssst, olha aqui para cima!".

Fulvio está há dois anos em Portugal, mas enfim: pandemia. Nada que o tenha feito baixar os braços. Tem um atelier com outros designers e artistas (@mariadezasseis), continua a preparar projectos para apresentar a entidades publicas e privadas, e perto de sua casa começou já a criar murais e a espalhar esculturas que hão-de entrar num futuro conto. Ora vá espreitar o que já se passa na Praça da Armada, em Alcântara, perto do restaurante Ruvida.

+ Doclisboa e Cinema Ideal juntam-se em evento solidário de ajuda à Ucrânia

+ Leia a edição digital e gratuita da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade