A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Guia dos melhores restaurantes de Lisboa 2019 já está nas bancas

Escrito por
João Pedro Oliveira
Publicidade

Saíram 16, entraram 36, mas ficaram os mesmos. Podia ser o princípio de uma adivinha bem engendrada ou o final de uma conta mal feita, mas é apenas o resumo desta edição do Guia de Restaurantes de Lisboa da Time Out.

Este ano, além dos 150 melhores restaurantes e das 25 melhores tascas, acrescentamos 20 apostas. São casas que não abriram há tempo suficiente para entrar nestas contas e que não tivemos tempo oportunidade de criticar, mas que já experimentámos ou que, por experiência, apostamos que vão valer a pena. Porquê fazer esta ginástica? Recapitulemos então.

Os críticos da Time Out visitam os restaurantes anonimamente e pagam pelas suas refeições - o mesmo é dizer, como qualquer cliente – e, na melhor parte dos casos, repetem a visita antes de se pronunciar. Acresce que nenhum restaurante é criticado antes de cumprir três meses de porta aberta e, por princípio, nenhum é aclamado com cinco estrelas ou despachado com apenas uma sem que um segundo crítico subscreva essa avaliação. Já sabia de tudo isto? É provável que sim. Estes últimos 470 caracteres são descaradamente copiados do guia do ano passado. Mas podiam também ter sido roubados à edição do ano anterior a esse ou à de outro antes ainda. Porque há onze anos que a Time Out faz questão de repetir esta cartilha em tudo o que faz e de a respeitar sem cedências. O que é que isso vale? Ainda e sempre, é a si que cabe dizer.

Os guias do Porto e de Lisboa
Fotografia: Inês Félix

O que temos, contas redondas, é um guia com 195 entradas, resultado de uma escolha, subjectiva como se espera, mas criteriosa como se exige. E se o número lhe parece grande, fique sabendo que foi uma luta mantê-lo tão pequeno. Bastará dizer que muitos restaurantes onde esta mesma equipa escolhe almoçar todos os dias não chegaram a estas páginas. Porque Lisboa tem hoje uma oferta gastronómica que não compara com qualquer outro tempo, na quantidade, na diversidade e, sim, na qualidade também. Talvez oferta demasiada, o tempo dirá. Mas isso é assunto para depois, Agora, é tempo de saborear.

Para estar a par do melhor que há mais a Norte, lançámos também o guia dos melhores restaurantes do Porto (9,90€), igualmente na banca.

O Guia de Restaurantes 2019 de Lisboa está à venda na FNAC, quiosques e pontos de venda habituais. P.V.P 14,90€.

+ Restaurantes com estrela Michelin em Lisboa 

Últimas notícias

    Publicidade