A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Sala Lalique
Fotografia: Gabriell Vieira

Gulbenkian anuncia novo ciclo de vida com várias iniciativas inéditas

A Fundação Gulbenkian antecipa a renovação do Centro de Arte Moderna, com dois novos directores. Mas não só.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

As obras de renovação do jardim Gulbenkian e do Centro de Arte Moderna (CAM) começaram esta segunda-feira, 17 de Abril. Em conferência de imprensa, a presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian, Isabel Mota, antecipou a nova estratégia da Fundação para o futuro, que inclui a nomeação de dois novos directores: António Pimentel, antigo director do Museu Nacional de Arte Antiga, fica à frente do Museu Calouste Gulbenkian; e o francês Benjamin Weil, curador, crítico de arte e ex-director artístico do Centro Botín, é agora responsável pelo CAM.

“É interessante pensar como o jardim vai ser acrescentado, como vai alterar a forma como as pessoas se relacionam com o museu. Andar pelo jardim vai colocá-las noutra experiência”, assegurou Benjamin Weil, o novo director do CAM, que se encontra actualmente encerrado para obras. O projecto do arquitecto japonês Kengo Kuma, que deverá estar pronto dentro de 12 a 18 meses e conta com intervenção paisagística de Vladimir Djurovic, tem em consideração a ampliação do jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que se vai alargar “até à Rua Marquês de Fronteira”.

Antes, o Museu Gulbenkian reabre ao público a renovada Sala Lalique, ponto alto da programação do Dia Internacional dos Museus, que se celebra já esta terça-feira, 18 de Maio, com entrada gratuita. Das cerca de duas centenas de peças do mestre vidreiro e joalheiro francês, adquiridas por Calouste Gulbenkian, foram seleccionadas 77 obras, dispostas em diferentes núcleos expositivos que valorizam e sublinham os principais temas do artista: a natureza exuberante recriada através de materiais inesperados, a representação da figura feminina e as suas múltiplas metamorfoses.

Sala Lalique
Fotografia: Gabriell Vieira

Ainda no âmbito do Dia Internacional dos Museus, poderá contar com a apresentação pública (18 de Maio, 15.30-17.30) do catálogo digital História das Exposições de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, que reúne toda a memória das exposições de arte da Fundação Gulbenkian realizadas entre 1957 e 2016. Trata-se de um projecto pioneiro que envolveu o estudo, digitalização e inventariação da actividade expositiva da Fundação Calouste ao longo de quase seis décadas.

Entre as exposições temporárias para os próximos meses, destaca-se “Tudo O Que Eu Quero”, uma mostra de 200 obras de mulheres artistas portuguesas, que inaugura a 2 de Junho. Com curadoria de Helena de Freitas e Bruno Marchand, a proposta, que estava inicialmente pensada para o Palácio das Belas-Artes de Bruxelas, insere-se na programação da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia. Mais tarde, de 24 de Junho a 4 de Julho, irá realizar-se a iniciativa P de Dança, comissariada por João Santos Martins, com 19 criações de dança contemporânea, algumas inéditas.

O novo director do Museu Calouste Gulbenkian, António Filipe Pimentel, antecipou ainda as comemorações dos 700 anos de Dante, com “Visões de Dante – o Inferno segundo Botticelli”, que irá incluir dois desenhos de Botticelli dos arquivos do Vaticano. A mostra, que deverá arrancar em Setembro, contará também com uma peça contemporânea de Rui Chafes e uma peça da colecção das jóias Lalique. Em 2022, prevê-se a apresentação da “maior exposição alguma vez feita em Portugal sobre egiptologia”, no quadro da comemoração dos 100 anos da descoberta do túmulo do faraó Tutancámon, por Howard Carter, no Egipto.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Lisboa desta semana

Últimas notícias

    Publicidade