A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Companhia João Garcia Miguel
©Susana Chicó

Há cinco peças de teatro para ver gratuitamente no Dia da Mulher

Ainda não tem programa para o Dia da Mulher? Faça uma sessão de teatro caseira, com cinco espectáculos da Companhia João Garcia Miguel.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Mãe Coragem, Medeia, Lilith, Yerma e Skies. Estas cinco peças têm como protagonistas personagens femininas que não deixam ficar ninguém indiferente. Quem o diz é a Companhia João Garcia Miguel, que quer levar a cultura a casa de todos os portugueses com uma selecção de espectáculos perfeitos para ver no Dia da Mulher, a 8 de Março.

“Diferente das comemorações anteriores, este ano, os grandes presentes são agora substituídos pelos momentos passados em família e em casa”, sugere em comunicado a companhia, que tem disponíveis um total de 46 espectáculos completos online, permitindo que os amantes de teatro possam assistir às suas produções favoritas, em qualquer momento e sem sair de casa.

Se ainda não espreitou o canal de Youtube da Companhia João Garcia Miguel, aproveite as recomendações. Com Custódia Gallego, Miguel Moreira, Paula Diogo, Sara Ribeiro e Tónan Quito no elenco, Mãe Coragem conta, por exemplo, a história de uma mãe que vive da guerra e dos seus negócios de oportunidade. Já Medeia, da autoria de Eurípides, tem um feminismo como um dos pontos centrais, ao discutir-se a sua importância na mudança do poder político e social.

Galardoada com o Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores para Melhor Espectáculo de Teatro, em 2014, Yerma é baseada na poesia de Federico García Lorca e conta a história de uma mulher casada, cujo maior desejo é ter um filho, vontade não partilhada pelo seu marido. E por falar em homens, também em Lilith há um, que a protagonista decide abandonar. A partir desse momento, a sua vida muda drasticamente, levando-a a um paraíso inesperado: o da linguagem.

Para quem, além do teatro, aprecia a beleza da dança, Skies promete quatro solos com foco no feminino e as suas diferentes manifestações, tal como a da “Deusa”, que existe em cada ser vivo e que pode servir para inspirar, libertar e despertar.

+ As peças de teatro para ver esta semana (online)

+ Leia já, grátis, a revista Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade