A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Baloiço em Abragão
©Rodativa BTTBaloiço do Picoto, em Abragão (Penafiel)

Há mais um baloiço panorâmico em Penafiel

O grupo Rodativa BTT instalou um baloiço panorâmico no alto do Picoto, localizado na vila de Abragão, em Penafiel. Está a mais de 500 metros de altitude e tem vista sobre o rio.

Por Renata Lima Lobo
Publicidade

A vila de Abragão, no concelho de Penafiel, é um destino de eleição para os aficionados de BTT, trail e caminhadas, graças aos seus trilhos rurais e paisagens naturais. No Verão passado, Abragão recebeu o Baloiço da Ponte do Canal (uma ponte submersa no Rio Tâmega) na Rua de Amieiro, por iniciativa da Junta de Freguesia, e agora tem um segundo baloiço, mas nas alturas.

Com vista para o rio Tâmega, que banha esta localidade, o novo baloiço foi instalado a 540 metros de altitude, no alto do Picoto, o ponto mais elevado da vila, e chama-se Baloiço do Picoto. Uma iniciativa do Rodativa BTT, um grupo fundado em 2016 que promove actividades como BTT, trail e caminhadas em Aragão, vila situada a 12 km de Penafiel. Para chegar ao cume de Abragão tem de andar pelo menos 500 metros a pé, mas o Rodativa BTT deixa as coordenadas do Baloiço do Picoto para ninguém se perder: 41.179186,-8.227137.

Baloiço de Abragão
©Rodativa BTT

Quando passar por Abragão, não deixe de visitar o novo Centro de Interpretação da Escultura Românica (CIER), um moderno equipamento com 300 que nasceu da descoberta arqueológica, em 2016, de 70 elementos de pedra com decoração românica, um estilo artístico que teve expressão na Europa entre o final do século X e as primeiras décadas do século XI. O CIER faz parte da Rota do Românico e está dividido em seis espaços temáticos: A Escultura Românica, Símbolos e Significados, Pedreiros e Escultores, Igreja de Abragão, Portal de Abragão, e Nave/Projeção.

+ Leia a edição desta semana: Televisão sem fim

+ Jardim Zoológico apresenta o Clube da Natureza com actividades online

Últimas notícias

    Publicidade