A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Há obras de Picasso para ver em Algés numa exposição grátis

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

“Picasso. Mestre Universal” inaugura a 25 de Janeiro, no Palácio Anjos, onde estará patente até ao final de Abril. A exposição, de entrada livre, reúne desenhos, cerâmicas e litografias, todas provenientes de colecções particulares.

É fã do cubismo? Entre 25 de Janeiro e 30 de Abril, poderá ver, sem ter de abrir os cordões à bolsa, várias obras do pintor espanhol Pablo Picasso (1881-1973), um dos precursores deste movimento artístico. A proposta é do Município de Oeiras, responsável pela organização da exposição, em parceria com a c2c Creación y Gestión de Proyectos Culturales e a Fundação Fran Daurel.

“Nesta exposição, com curadoria de Helena Alonso, uma cuidadosa selecção de obras manifesta as inúmeras conexões que o artista estabelece entre a cerâmica, o desenho e a gravura, sem esquecer que a literatura e a palavra vinculam toda a sua obra”, lê-se em nota da Câmara Municipal de Oeiras, partilhada no site da autarquia.

As peças, que provêm de colecções particulares, como a Colecção Fran Daurel e a Colecção Mouvant, vão desde a primeira série gráfica, a “Suite dos Saltimbancos”, criada entre 1904 e 1906, até um exemplar daquela que é conhecida como a sua última produção em cerâmica, datada de Março de 1971, apenas dois anos antes da sua morte.

A exposição, que poderá ser visitada de terça-feira a domingo, conta ainda com um vasto conjunto de cerâmicas, que Picasso realizou ao longo da sua vida, e a “Suite Sable Mouvant”, uma série de litografias “que exemplificam a colaboração de Picasso com os poetas mais importantes das vanguardas”.

Palácio Anjos. Ter-Sex 10.00-18.00 e Sáb-Dom 12.00-18.00. Grátis.

+ Exposições em Lisboa para visitar este fim-de-semana

Últimas notícias

    Publicidade