A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Harry Potter e Star Wars: Marvila acolhe festival literário

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

É com o Contacto que as histórias de ficção científica e fantasia saltam das páginas para a realidade. Este festival literário, que acontece em Abril, propõe um intenso programa de actividades: uma feira do livro, palestras, cinema, jogos, exposições e até zonas temáticas para os fãs de Harry Potter e Star Wars.

O Contacto – Festival Literário de Ficção Científica e Fantasia está de regresso a Lisboa para uma segunda edição de agenda preenchida. Durante dois dias, 5 e 6 de Abril, das 10.30 às 20.00, a Biblioteca de Marvila recebe feiticeiros, jedis, crentes na vida extraterrestre e cavaleiros e donzelas, para uma festa de outro mundo.

O programa completo ainda não está fechado, mas estão confirmadas zonas temáticas dedicadas às sagas Harry Potter e Star Wars. O Instituto de Magia Português preparou actividades com feitiços e poções e a Silver Blade Academy terá à disposição dos visitantes uma área lúdica inspirada na Guerra das Estrelas, com jogos de Sabacc, demonstrações, coreografias e até uma área de tiro, na qual poderá aprender a usar um blaster com os melhores mercenários da galáxia.

Já a feira do livro volta a contar com a Convergência, que trará livros de projectos independentes portugueses, como as antologias Apocryphus e a revista H-Alt. Mas a maior novidade é a estreia da Saída de Emergência e o regresso dos Posters Caseiros, com reinterpretações originais de cartazes cinematográficos.

Entre os lançamentos previstos, destaca-se o de As Crónicas de Byllard Iddo — A Batalha da Escuridão, de Bruno Martins Soares; O outro lado de Z, de Nuno Duarte (argumentista) e Mosi (arte); Antologia Winepunk — A Guerra das Pipas, de Carlos Silva, João Ventura e Rogério Ribeiro; ou Amadis de Gaula — Livro I, de Carlos Silva. Estão ainda planeadas sessões de autógrafos e, entre os nomes já confirmados, encontra-se João Ventura, Joana Afonso, Fábio Veras e Luís Zhang.

Com as actividades a decorrer em dois palcos distintos, a oferta cultural contempla contos orais, sessões de cinema, exposições de artes gráficas, conversas com escritores, stand-up comedy e palestras sobre imaginação, inteligência artificial e até subversões medievais n’As Crónicas de Gelo e Fogo, os livros de George R.R. Martin que nos deram A Guerra dos Tronos.

No intervalo entre dois lançamentos de livros ou entre duas partidas de RPG e antes que a próxima palestra comece, o bar medieval Trobadores – que se teletransportou da Baixa para a Biblioteca de Marvila – promete satisfazer a fome, com tábuas de queijos e enchidos e outros petiscos. Para matar a sede, a opção óbvia: hidromel.

A entrada no festival e todas as actividades são gratuitas.

+ As melhores lojas de BD em Lisboa

Últimas notícias

    Publicidade