A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Lux Fragil
©Luis MartinsLux Fragil

Já não é preciso teste para entrar em discotecas e bares

O Governo levanta algumas medidas de combate à pandemia: teste negativo só em lares e hospitais, máscara mantém-se e certificado digital só nas fronteiras.

Raquel Dias da Silva
Escrito por
Raquel Dias da Silva
Publicidade

Depois de ouvir os especialistas e analisar os dados relativos à evolução da pandemia, o Governo decidiu estarem reunidas as condições para “aligeirar as restrições”. O anúncio foi feito esta quinta-feira, 17 de Fevereiro, após reunião do Conselho de Ministros. Além do fim do confinamento de contactos de risco e da recomendação de teletrabalho, já não há limites de lotação nem é preciso apresentar teste negativo para acesso a grandes eventos, recintos desportivos, bares e discotecas. “É um passo para a vida normal, que há dois anos foi interrompida”, afirmou a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva.

Com esta actualização das medidas, feita “seguindo orientações dos peritos”, declara-se Situação de Alerta em todo o território nacional continental. Além de deixar de haver confinamento para contactos de risco, salvo para quem teste positivo com ou sem sintomas, deixa também de ser preciso apresentar certificado digital, excepto no controlo de fronteiras. Quanto ao teste negativo, só é preciso para visitas a lares e a pacientes internados em estabelecimentos de saúde. A recomendação de teletrabalho e os limites de lotação em estabelecimentos comerciais também terminam. Mantém-se apenas a obrigatoriedade de usar máscaras em espaços interiores.

As novas regras vão entrar em vigor “nos próximos dias”, após a promulgação dos diplomas pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que os receberá ainda esta quinta-feira. Apesar deste alívio, o Governo continuará a monitorizar em permanência a situação epidemiológica de Portugal.

+ Palavra do Ano: “vacina” reuniu 45% dos votos dos portugueses

+ Leia já, grátis, a edição digital da Time Out Portugal desta semana

Últimas notícias

    Publicidade