A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar
Jardim travessa da Piedade
copyright Jardim Travessa da Piedade

Jardim no Príncipe Real recebe nome de Antonio Tabucchi

Em homenagem ao mais português escritor italiano, a Câmara Municipal de Lisboa deu o seu nome ao (até aqui conhecido como) Jardim da Travessa da Piedade.

Mauro Gonçalves
Editado por
Mauro Gonçalves
Escrito por
Carlota Morais
Publicidade

Inaugurou esta sexta-feira o Jardim Antonio Tabucchi, no Príncipe Real. Conhecido até agora como Jardim da Travessa da Piedade, o local foi rebaptizado em jeito de homenagem ao escritor que, apesar de não ser português, escolheu Lisboa para viver e referiu-a ainda em muitas das suas obras, destacando-se Afirma Pereira, publicado em 1994.

Escondido entre a Praça do Príncipe Real e a Praça das Flores, o jardim localiza-se, curiosamente, junto ao local onde Antonio Tabucchi residiu, na Rua do Monte Olivete.

Para além de escritor, Antonio Tabucchi leccionou nas Universidades de Bolonha, Génova, Roma, Paris e Nova Iorque. Publicou 27 livros, desde romances a peças de teatro. As obras literárias como O fio do horizonte, Nocturno Indiano e Afirma Pereira chegaram mesmo a ser adaptadas ao cinema. Este último, realizado por Roberto Faenza, foi rodado em Lisboa e protagonizado por Marcello Mastroianni. 

Antonio Tabucchi criou laços com país. Chegou mesmo a escrever um romance em português – Requiem, publicado em 1992. Juntamente com Maria José de Lencastre, traduziu para italiano a obra de Fernando Pessoa.

O Pátio das Antigas: A esquina das tabacarias clássicas

Palácio Nacional da Pena recupera decoração original da Sala de Visitas

Últimas notícias

    Publicidade