A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

João Rodrigues já serve refeições no Time Out Market

Escrito por
Editores da Time Out Lisboa
Publicidade

João Rodrigues acaba de se juntar à ala de chefs do Time Out Market, onde vai dar a conhecer ao mundo a sua cozinha naquilo a que chama uma democratização do Feitoria.

Nos dias que correm é frequente ouvir os chefs de cozinha dizerem que praticam uma cozinha baseada em produtos sazonais, locais e biológicos, com o mínimo de desperdício. E, se para muitos isto não passa de palavras, para outros é uma máxima que traduzem em acções. João Rodrigues é um bom exemplo de alguém que faz na cozinha e fora dela aquilo que apregoa, de tal forma que criou uma plataforma, chamada Matéria, de pesquisa, catalogação e divulgação de produtos e produtores. Um trabalho que nunca está terminado e está sempre em evolução.

No ano em que o Feitoria celebra 10 anos de vida, restaurante onde está desde o início e do qual tomou as rédeas em 2014, João Rodrigues (através do grupo Altis) decidiu tornar a sua cozinha mais visível e acessível. E foi nesse seguimento que aceitou o convite para integrar o Time Out Market, onde promete ter uma oferta “descontraída, simples e com uma filosofia próxima daquela que foi implementada no Feitoria: produto português de estação e de produção consciente”. O que para muitos chefs poderia parecer impossível de fazer num espaço com a escala do Time Out Market, para João Rodrigues é um desafio que agarra com entusiasmo. “A ideia é mostrar que se pode fazer uma cozinha baseada em bom produto e de estação num modelo diferente, com um volume de vendas diferente”. E basta olhar para a carta que tem no Time Out Market para perceber que a sua intenção está lá. Nas entradas destaque para o tártaro de vaca nacional, agriões e queijo de São Miguel ou para a couve-flor assada, grão de bico, avelã e molho de iogurte.

Na lista de pratos de peixe há espaço para bolinhos de bacalhau com arroz carolino do Mondego de tomate ou um prato de camarão, raviólis e piso alentejano. Nas carnes quem mais ordena é a bochecha de porco, o cabrito serrano e a vaca arouquesa. Todos os meses haverá um prato diferente, a comprovar o melhor da sazonalidade. Nas sobremesas e na carta de vinhos, a portugalidade continua. Entre um pastel de nata e espuma de canela ou um arroz doce e ameixas de Elvas, a viagem pode parecer grande, mas a verdadeira intenção de João Rodrigues é trazer o melhor do país para este pequeno espaço que agora ocupa no Time Out Market.

+ Os pratos mais lisboetas do Time Out Market

Últimas notícias

    Publicidade