Notícias

Jornal centenário Paródia inspira nova colecção da Bordallo Pinheiro

São pratos e taças inspiradas no jornal humorístico fundado por Raphael Bordallo Pinheiro, em 1900.

Mauro Gonçalves
Escrito por
Mauro Gonçalves
Editor Executivo, Time Out Lisboa
Colecção "Paródia" da Bordallo Pinheiro
José Manuel Ferrão
Publicidade

O legado de Raphael Bordallo Pinheiro vai muito além da faiança. Em 1900, fundou A Paródia, um jornal humorístico que chegou a ter tiragens de 25 mil exemplares e que foi o terceiro título do género a ser criado pelo escritor e caricaturista português. Mais de um século depois, a marca a que deu nome recupera a herança gráfica deste periódico numa colecção para levar à mesa, mas não só.

A nova linha recupera alguns dos ícones da Bordallo Pinheiro, entre eles as andorinhas, as couves, os gatos e os morangos, cruzando-os com a linguagem do antigo jornal, cujas páginas eram ilustradas pelo próprio autor, muitas vezes em tom de sátira da actualidade política. A Paródia viria a desaparecer das bancas em 1907, dois anos após a morte do seu fundador.

Colecção "Paródia" da Bordallo Pinheiro
DR

Detalhes e baixos relevos, bem como a riqueza da pintura manual, também fazem parte da estética da nova coleção, que apresenta peças em cinco cores (branco, cinzento, azul, coral e verde), desafiando os clientes a misturar e a criar novas combinações. Nem toda a loiça é utilitária. Há espaço para itens decorativos num total de 21 peças.

A colecção encontra-se à venda nas lojas Bordallo Pinheiro e Vista Alegre. Os preços variam entre 5,50 e 80 euros.

+ No novo restaurante da Calçada do Ferragial cozinha-se na brasa e à vista de todos

+ Maray & B.Simple: duas marcas portuguesas numa nova loja

Últimas notícias

    Publicidade