A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lena d’Água abre Jazz na Praça, este ano com um cartaz no feminino

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Todas as sextas-feiras de Setembro, das 19.00 às 20.15, conte com música na Praça Paiva Couceiro e projectos musicais de mulheres portuguesas.

A 9ª edição do Jazz na Praça começa a 6 de Setembro com Lena d’Água, acompanhada da sua nova banda, que inclui Benjamim, Francisca Cortesão e outros músicos dos They’re Heading West. Juntos vão tocar Desalmadamente (2019), o esperado último álbum de originais da cantora, com músicas de Pedro da Silva Martins, num concerto que sucede ao de apresentação do mesmo, que decorreu a 9 de Junho no Teatro Villaret. Desta vez a entrada é livre e a cantora assegurou à Time Out que voltarão a tocar outros temas da sua carreira, como de resto aconteceu na grande festa do Villaret. Para os que à primeira vista estranham a presença Lena d’Água neste evento convém frisar que a cantora também se movimenta no mundo do jazz: além do disco Sempre – Ao Vivo no Hot Clube, de 2007, ainda há três anos, quando celebrou 40 voltas ao Sol em palco, mais uma vez mostrou dominar um repertório jazzístico.

Na semana seguinte, a 13 de Setembro, sobe ao palco o Paula Sousa Trio. A pianista e compositora já teve uma carreira na pop (Repórter Estrábico e Três Tristes Tigres), mas acabou por abraçar o jazz nos seus dois álbuns em nome próprio: Valsa para a Terri (2007) e Nirvanix (2010).

A 20 de Setembro é a vez de ZOE, o projecto de canções originais de Inês Laginha (teclados e voz) e Marta Garrett (ukelele e voz) a partir de poemas escritos por mulheres. O programa termina com a actuação de Suzie and The Boys a 27 de Setembro, onde Miss Suzie (voz) se faz acompanhar de Tiago Santos (guitarra), Nuno Sarafa (bateria), Mo Francesco (baixo), Fausto Ferreira (piano), Hugo Menezes (percussão), Nuno Reis (trompete) e Zé Andrade (saxofone). Juntos interpretam blues, swing, rock n’ roll e ritmos latinos dos anos 50 e 60, transportando o público para as noites de boémia de um cabaret.

Todos os concertos são gratuitos e integrado no Jazz na Praça está ainda o Impor Jam, um evento que decorre todas as sextas-feiras após os concertos na PENHA SCO (Rua Neves Ferreira, 10B) entre as 21.00 e as 23.00. Uma iniciativa que convida a população a ouvir ou a tocar numa jam session com as músicas Joana Guerra (violoncelo), Maria do Mar (violino), Maria Radich (voz), Helena Espvall (violoncelo), Carla Santana (electrónica) e Anna Piosik (trompete), integrantes do primeiro grupo feminino de improvisação em Portugal, as Lantana.

Para não ficar a seco, nem de estômago vazio, a praça vai estar recheada de street food. O Quiosque Dom Fruto vai ter um Menu Jazz; a Crepe 28 serve crepes numa carrinha a representar o eléctrico; a Pica-Aqui Pica-Ali tem comida de rua carnívora e vegan; a Holta Cafetaria apresenta gastronomia dos Balcãs, com doces caseiros e licores; o bar de cerveja artesanal Flor de Lúpulo refresca o evento; e a associação de Jazz CAMALEAO vende merchandising e faz divulgação. 

O Jazz na Praça é organizado pela Junta de Freguesia da Penha de França, este ano em parceria com a PENHA SCO, uma cooperativa de produção e difusão artística sediada numa antiga fábrica têxtil, que inclui espaços de trabalho, galeria e café. Desde 2010 que por aqui já passaram artistas como Trio Lokomotiv, Mikado Lab, Rat Swinger, Corações de Atum ou Budda Power Blues. A criação deste evento tem por objectivo dar vida, no mês de Setembro, a este espaço central da freguesia.

+ 12 pianistas de jazz portugueses que precisa de ouvir

+ Lena d’Água: “Não podia morrer sem fazer novas canções”

Últimas notícias

    Publicidade