A Time Out na sua caixa de entrada

Procurar

Lisboa lança rede de espaços culturais próximos das comunidades

Lugar da Cultura é o nome do programa desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa, que quer ligar as comunidades através das actividades culturais.

Renata Lima Lobo
Escrito por
Renata Lima Lobo
Publicidade

Uma colectividade de bairro, um palácio, uma livraria. Qualquer um destes locais é elegível para integrar o novo programa Lugar da Cultura, desenvolvido pela Direção Municipal de Cultura da Câmara Municipal de Lisboa (CML) para ligar e envolver as comunidades através da cultura, criando novos hábitos culturais ao mesmo tempo que incentiva a participação e cidadania.

Seja mais ou menos improvável, o espaço ligado a este Lugar da Cultura terá de ter uma ligação com o bairro ou freguesia onde se insere e proximidade com o espaço público, como é o caso da Livraria Barata, o primeiro destes lugares. Esta loja do Areeiro, distinguida com o selo Loja com História, recuperou o espaço do piso inferior, em associação com a CML, onde serão realizados debates, lançamentos de livros, exposições, concertos, entre outras actividades. Até ao final do mês de Agosto estará patente a exposição Livro de Projeto, do ateliê de design Barbara Says, e a cargo da Associação Buala estará a organização de um conjunto de conversas sobre cidadania, com diferentes temas e convidados. Serão ainda organizados ateliês de encadernação, dinamizados por Rosa Costa, uma das últimas encadernadoras de Lisboa.

O segundo espaço desta rede irá ser o Quinta Alegre – Lugar de Cultura, localizado no Palácio do Marquês do Alegrete, na freguesia de Santa Clara. Cedido pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa à CML, o palácio irá acolher um novo equipamento cultural, para onde estão previstas actividades culturais a desenvolver com a comunidade local nos próximos meses. Por aqui também passarão espectáculos e actividades integradas na programação do intercultural Festival Todos, que este ano se muda para Santa Clara nos dias 11, 12, 18 e 19 de Setembro.

+ Leia aqui a Time Out Portugal desta semana: O nosso mai novo

+ António Lobo Antunes doa acervo a Lisboa e faz nascer uma biblioteca

Últimas notícias

    Publicidade